spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSTecnologiaANATEL RECEBE PROPOSTAS PARA LEILÃO DE CONCESSÃO QUE DEVE IMPLEMENTAR REDE 5...

ANATEL RECEBE PROPOSTAS PARA LEILÃO DE CONCESSÃO QUE DEVE IMPLEMENTAR REDE 5 G NO BRASIL

Patricia Esteves
Patricia Esteves
Assessora de Imprensa da Necta - Conexões com Propósito

ADVISIA acredita que o país ainda tem muitos desafios para conseguir explorar a nova tecnologia

O Brasil poderá usar amplamente a rede 5G no próximo ano, segundo estimativas da Anatel. A Agência Nacional de Telecomunicações aprovou o edital do leilão do 5G e a abertura das propostas está marcada para acontecer no próximo dia 4 de novembro. A previsão da Anatel é que, nas capitais e no Distrito Federal, o 5G comece a ser oferecido pelas vencedoras do leilão antes de 31 de julho de 2022.

Daniel Wada, sócio da ADVISIA, acredita que o país ainda não está preparado para usufruir de todos os benefícios que essa nova tecnologia oferece. Para Wada, três pilares precisam ser melhorados para que o 5G funcione plenamente no Brasil: a infraestrutura, o desenvolvimento de aplicações, e a falta de capacitação de profissionais do setor. “Não adianta a tecnologia se as empresas e consumidores não virem uso efetivo nela”, comenta.



A tecnologia 5G é a quinta geração de internet móvel com maior velocidade e alcance. Essa tecnologia vai permitir o avanço da chamada Internet das Coisas (IoT), que conectará os mais diferentes objetos à internet com interação, ou seja, o que hoje você vê no seu computador, celular, relógio ou SmartTV será aplicado em sua geladeira, micro-ondas, ar condicionado ou até no seu carro. Pode impulsionar aplicações disruptivas em diversos campos como educação (e-education), saúde (e-health) e gestão urbana (smart cities).

Para Daniel Wada, apesar de o Brasil ter milhões de desempregados, há carência de mão de obra especializada, e isso pode gerar um imenso gargalo para o desenvolvimento do 5G no Brasil.

A rede 5G depende do leilão para sua implementação. De acordo com as regras do edital pela Anatel, nesta quarta-feira, 27, foram protocoladas 15 propostas, apresentadas por operadoras de grande e médio porte, além de provedores regionais organizados em consórcio e fundos de investimento, que investem em telecomunicações.

As empresas participantes são (em ordem alfabética):

1.)    Algar Telecom S.A

2.)    Brasil Digital Telecomunicações LTDA.

3.)    Brisanet Serviços de Telecomunicações S.A

4.)    Claro S.A

5.)    Cloud2U indústria e comércio de equipamentos eletrônicos LTDA

6.)    Consórcio 5G Sul

7.)    Fly Link LTDA

8.)    Mega Net provedor de internet e comércio de informática LTDA

9.)    Neko Serviços de Comunicações, Entretenimento e Educação LTDA

10.) NK 108 Empreendimentos e Participações S.A

11.) Sercomtel Telecomunicações S.A

12.) Telefônica Brasil S.A

13.) TIM S.A

14.) VDF Tecnologia da Informação LTDA.

15.) Winity II telecom LTDA

 

Sobre a ADVISIA OC&C Strategy Consultants

ADVISIA OC&C Strategy Consultants é uma consultoria estratégica focada em assessorar empresas líderes na identificação de oportunidades e na solução de problemas complexos. A ADVISIA tem ampla experiência no setor de telecomunicações, tendo apoiado operadoras, investidores, fornecedores e reguladores nos seus mais diversos desafios, no Brasil e diversos outros países.

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos