spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSEnergiaPOR UMA DIREÇÃO NACIONAL DE LOCOMOÇÃO ELÉTRICA

POR UMA DIREÇÃO NACIONAL DE LOCOMOÇÃO ELÉTRICA

“A ideia é partir da Pesquisa e Desenvolvimento e alcançar um plano de ação concreto: empreender um roadmap nacional vai além da criação de uma visão de futuro; trata-se de um exercício de conectar os atores e articular as ações para impulsionar a mobilidade elétrica, no Brasil.” Edgar Barassa e Julia Howat Rodrigues

Em 2018, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), dentro de seu programa de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética, lançou uma Chamada Estratégica (22/2018) para o setor elétrico desenvolver projetos focados na mobilidade elétrica, considerando novos modelos de negócio, tecnologias, serviços e estudos estratégicos.

Para tanto, foram aportados, aproximadamente, R$ 620 milhões, o maior volume de recursos já direcionado para tal atividade no Brasil, que serão empreendidos ao longo dos próximos quatro anos.



Nessa chamada, a AES Brasil, empresa geradora de energia elétrica com base em fontes 100% renováveis, executa o projeto “Desenvolvimento de modelos de negócios na eletromobilidade: uma proposta a partir de plataformas multimodais integradas”, no qual realizou, em agosto de 2021, um Roadmap Nacional para Infraestrutura e Regulação da Mobilidade Elétrica.

O objetivo foi construir uma visão de futuro e seus caminhos necessários para desenvolver a infraestrutura de recarga para veículos elétricos, nos próximos dez anos, observadas as demandas e os interesses de diferentes setores. Supriu-se, assim, uma lacuna atual de planejamento para a difusão da mobilidade elétrica e sua infraestrutura, sobretudo nas cidades, epicentro da aplicação dessas tecnologias.

Para isso, esse trabalho contou com mais 50 stakeholders de múltiplas esferas (setor elétrico, empresas, ICTs, startups, consultorias e outras). Ainda, a iniciativa teve anuência da própria Aneel e contou com o apoio complementar da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME).

Como resultado, construiu-se uma visão de futuro (visando o ano de 2032) baseada numa infraestrutura de recarga interoperável, inteligente, integrada e sustentável para os modais da mobilidade elétrica, com segurança e transparência legislativa, normativa e regulatória, garantindo uma cadeia de valor competitiva que oferta produtos e presta serviços inovadores ao novo consumidor.

Trabalho inovador

Para alcançar essa visão, foram identificados os fatores críticos de sucesso, que visam dirimir as barreiras mapeadas e se desdobram em ações concretas. Esses fatores críticos são: 1) organização dos métodos de monetização e receita da recarga; 2) desenvolvimento de produtos e serviços inovadores aos consumidores; 3) suporte às tecnologias disruptivas com conectividade; 4) desenho de regulações e normas para a organização do ecossistema.

Por ser um trabalho inovador e único, no Brasil, terá impactos relevantes nas cidades inteligentes, já que irá auxiliar no planejamento e na promoção da melhor infraestrutura com conectividade para acomodar a mobilidade elétrica (ônibus, automóveis, motocicletas, por exemplo), segmento que, como um todo, tem experimentado avanço e progresso perceptíveis no Brasil, nos últimos anos.

De forma sinérgica, o roadmap é um guia e inspiração para melhor posicionamento no ranqueamento das cidades inteligentes, no qual o Ranking Connected Smart Cities é uma plataforma destacável. Ao perseguir as ações postuladas no roadmap de infraestrutura, as cidades, por seu turno, poderão alavancar seus indicadores em diferentes eixos, como Tecnologia e Inovação, Energia, Meio Ambiente e Empreendedorismo.

Todos esses achados serão publicados, em formato de livro digital, no final de 2021. Importante: o roadmap não será um fim nele mesmo. Haverá uma curadoria para acompanhamento das ações estabelecidas. De fato, cabe, agora, aos atores unirem esforços e implementarem as ações previstas em suas mais diversas atividades econômicas associadas. Já ficou claro que, somente juntando forças, será possível acelerar essa transformação.

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE ENERGIA

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos