spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSTecnologiaFÁBIO FARIA REAFIRMA QUE PRAZO DE IMPLANTAÇÃO DO 5G ESTÁ MANTIDO

FÁBIO FARIA REAFIRMA QUE PRAZO DE IMPLANTAÇÃO DO 5G ESTÁ MANTIDO

Em painel, promovido pela Esfera Brasil, o ministro das Comunicações assegurou que até julho de 2022 todas as capitais já terão a quinta geração de rede de internet móvel

O prazo para implantação da tecnologia 5G no Brasil está mantido: algumas cidades vão virar o ano conectadas; até julho de 2022 serão todas as capitais; e as demais cidades, progressivamente, vão receber o novo padrão. A previsão foi reiterada pelo ministro das Comunicações (MCom), Fábio Faria, nesta quinta (16/9), durante painel promovido pela Esfera Brasil, em São Paulo.

De acordo com o titular da pasta, o prolongamento da análise do edital da licitação das frequências, por parte da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), não interfere no prazo para cumprimento das obrigações por parte das empresas. Faria destacou que “nenhuma das obrigações que estão no leilão, nenhum dos investimentos e prazos que estão definidos no edital, irão ser prejudicados. Todos eles serão mantidos”.



Durante o seminário, que reuniu em São Paulo representantes de entidades públicas e privadas, Faria informou ainda que o Ministério das Comunicações mantém diálogo com conselheiros da Anatel e tem elucidado as dúvidas a respeito das recomendações feitas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), relativas ao edital do leilão do 5G.

Após entendimento conjunto, o MCom finalizou dois decretos sobre a participação da Telebras na rede privativa e sobre o programa Norte Conectado. “Já fizemos a parte que cabia ao Ministério, já assinamos e enviamos para a Subchefia de Assuntos Jurídicos da Casa Civil (SAJ)”, pontuou o ministro.

Revolução no setor produtivo — Listado hoje como um dos maiores produtores e exportadores mundiais, o Brasil conta com cerca de 23% do setor conectado à internet. Com o 5G, a meta é expandir a conectividade. Faria ressaltou em sua apresentação que a tecnologia irá revolucionar a economia brasileira. “Todos os setores produtivos serão beneficiados”, afirmou.

O ministro advertiu que “o Brasil, como é o maior país da América Latina, é player muito importante. Todos os países da América Latina estão esperando o que o Brasil vai fazer com o 5G para seguir”. Segundo Faria, a realização do leilão é uma vitória: “era algo inimaginável de acontecer no ano passado, devido à pandemia, mas está se tornando uma realidade muito próxima”.

Esfera Debate — O evento, promovido pela Esfera Brasil, reuniu executivos de principais empresas e representantes de entidades públicas para debater sobre a nova revolução das telecomunicações no Brasil. Além do ministro, o secretário de Telecomunicações do MCom, Artur Coimbra, participou dos debates. Os participantes também acompanharam demonstrações de aplicação da tecnologia 5G.

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE TECNOLOGIA

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos