APROVEITAMENTO DE TECNOLOGIA LOCAL FORTALECE A ECONOMIA E AMADURECE EMPRESAS NACIONAIS

No Brasil, as inovações crescem e estabelecem fontes seguras e eficazes para que diversas empresas se consolidem em seus nichos de atuação

O campo da inovação tecnológica é aberto e, em diferentes segmentos da sociedade, contempla o uso de novas tendências e soluções. No Brasil, as inovações crescem e estabelecem fontes seguras e eficazes para que diversas empresas se consolidem em seus nichos de atuação.

No segmento de mobilidade urbana e em todo o seu ecossistema funcional, as soluções tecnológicas e as inovações fomentam uma contínua melhora para os cidadãos e, proporcionalmente, fortalecem empresas locais que atuam no segmento, ação que proporciona impactos positivos no sistema econômico.



No Brasil, somente durante o período pandêmico, o crescimento de empresas voltadas ao core business de inovação trouxe como resultado uma nova visão sobre negócios tradicionais. Esse movimento se tornou mais célere nos últimos meses e os processos aplicados aos sistemas de mobilidade urbana permitiu ao segmento conquistar o status de modernidade e eficiência.

Dentre as empresas que contribuíram com essa transformação no setor, estão as startups com negócios focados em inovações tecnológicas e em soluções que contribuem para a mobilidade urbana, que se fortaleceram nos últimos anos e se destacaram na economia nacional. Esse crescimento é comprovado no mapeamento realizado pela Liga Ventures, a análise pontua que aproximadamente 320 startups brasileiras têm atuação direta e/ou indireta com o desenvolvimento e oferta de produtos e serviços direcionados à mobilidade urbana.

Recentes dados divulgados pelo Inside Venture Capital Report, um relatório produzido pelo Distrito Dataminer, revelaram que, entre janeiro e abril deste ano, as startups captaram aproximadamente US$ 2,35 bilhões em aportes. Além disso, a análise aponta que foram registradas 77 fusões e aquisições, consolidando o crescimento de empresas brasileiras que apostam nas inovações tecnológicas para ampliar sua participação nos mercados atuantes e estabilizar seus negócios no território nacional.

Além da relação de custo-benefício, estimular o consumo e a expansão do uso de soluções brasileiras ajudam no crescimento e fortalecimento do mercado de trabalho. O movimento amplia o volume de oportunidade de empregos e, por vezes, estimula a capacitação de mão de obra, por meio de treinamentos que vão preparar esses profissionais para acompanhar o processo de evolução das empresas e da economia brasileira.

Todo esse cenário representa um amadurecimento das inovações no país e, cada vez mais, fortalece o mercado interno. A consequência desse movimento é a ampliação da rentabilidade das companhias, com a aquisição de tecnologias desenvolvidas localmente, de acordo com a realidade do país, tornando as companhias nacionais referências em sistemas de mobilidade.  

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities

Petras Amaral Santos
Head de Inovação da Marcopolo. Há 19 anos na companhia, é responsável pela estruturação dos novos vetores de crescimento da organização, os quais incluem novos sistemas de mobilidade, modelos de negócio digitais e serviços. Também atua na gestão da estratégia de inovação e seus desdobramentos em cultura organizacional, métodos ágeis e conexão do atual negócio com o futuro. As ações da Marcopolo NEXT incluem a estruturação do portfólio de projetos, estruturas físicas e metodologias ágeis.
Publicidade
spot_img

Últimas Matérias