spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSUrbanismoFGV DATASAN: NOVA PLATAFORMA PERMITIRÁ ACESSO A 70 INDICADORES EM 10 ÁREAS...

FGV DATASAN: NOVA PLATAFORMA PERMITIRÁ ACESSO A 70 INDICADORES EM 10 ÁREAS DO SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL

A plataforma de dados, uma parceria entre FGV IBRE e Interáguas, foi lançada hoje

Serviços de água tratada, coleta e tratamento de esgotos levam à melhoria da qualidade de vida e, em momentos de pandemia, passam a ser mais observados. Para aprofundar o conhecimento sobre a realidade do setor de saneamento básico no Brasil, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) e a Interáguas firmaram parceria e lançaram hoje o FGV Datasan, uma plataforma de governança e gestão estratégica de saneamento. A ferramenta permite analisar os dados do setor de forma rápida e intuitiva.

Dados do FGV Datasan revelam que 83,7% da população conta com abastecimento de água, porém apenas 54,1% dos brasileiros dispõem de rede de esgoto, dos quais 78,5% têm esgoto tratado, assim, 99,1 milhões de brasileiros não tem acesso a serviços de coleta de esgotos e 34,7 milhões não dispõem de água tratada.

“A dificuldade em visualizar e entender claramente alguns indicadores muito relevantes de saneamento nos impulsionou a entregar para a sociedade uma ferramenta que pudesse exibir informações de saneamento de forma simples e ser usada com facilidade por qualquer pessoa”, afirma o titular da Superintendência de Infraestrutura e Mercados Governamentais do FGV IBRE, Túlio Bastos Barbosa. Segundo ele, os dados ajudarão a apoiar o processo de governança das empresas do setor, ampliando o nível de informação e transparência sobre os serviços oferecidos, uma vez que analisar os dados existentes e transformá-los em conhecimento era um desafio para os profissionais que atuam na área.

O FGV Datasan apresenta 70 indicadores em dez áreas-chave do saneamento e permite visualizar uma série histórica de 10 anos, por meio de gráficos e comparações entre os diferentes índices que compõem o serviço. De acordo com José Antônio Campos Chaves, diretor-presidente da INTERÁGUAS, o FGV Datasan compila as informações contidas no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do governo federal; porém, de forma sistematizada, abrangente, amigável. “O objetivo da ferramenta é dar suporte à tomada de decisões de qualidade por parte dos players que, direta ou indiretamente, operam na cadeia de valor da prestação dos serviços públicos de saneamento”, explica Chaves. A ferramenta é customizável e permite uma avaliação por estado, município, micro e macrorregião, por natureza jurídica dos prestadores de serviços e ainda fornece dados consolidados em todo o Brasil.

Entre os principais indicadores encontrados na ferramenta estão os índices de tratamento de água; de atendimento, coleta e tratamento de esgoto; de consumo e perda de água; de qualidade dos produtos fornecidos; de eficiência na operação; de medição da transparência e eficiência comercial, econômica e financeira; entre outros.

A plataforma também pode ser utilizada para diagnóstico de todas as áreas/atividades necessárias ao funcionamento de uma empresa prestadora de serviços de saneamento e para o planejamento de ações de melhoria gerencial. Além disso, o FGV Datasan pode auxiliar no aumento do controle e transparência do alcance das metas, por parte das Agências de Regulação, na análise de mercado de fornecedores de bens e serviços e na avaliação financeira e de investimentos para instituições financeiras.

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE URBANISMO

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos