spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSEnergiaSAFIRA SOLAR: CONSUMIDOR OBTÉM DESCONTO NA CONTA DE LUZ COM ENERGIA FOTOVOLTAICA

SAFIRA SOLAR: CONSUMIDOR OBTÉM DESCONTO NA CONTA DE LUZ COM ENERGIA FOTOVOLTAICA

Plataforma compartilhada da empresa permite compensar o impacto da nova bandeira tarifária em tempos de crise hídrica

A energia solar é uma alternativa para o consumidor que deseja driblar a alta no preço da conta de luz neste momento de crise hídrica. A Safira Solar, empresa do Grupo Safira, criada para produzir energia a partir de fonte solar, oferece serviço no qual a energia fotovoltaica gerada por suas usinas é compartilhada entre consumidores residenciais mineiros, por meio de um aplicativo, de forma similar a outros serviços digitais como o Uber ou ifood. A primeira usina da empresa, em Montes Claros, com 5 MW de capacidade instalada, já atende 534 consumidores e 44 clientes comerciais. Em junho, considerando 94 assinantes do serviço, foram economizados mais de R﹩ 35 mil, uma média de R﹩ 374,00 por cliente (leia box abaixo) .

Voltado ao consumidor que tem um gasto mensal com energia a partir de R﹩ 250,00, este serviço, que pode ser contratado pelo site www.safirasolar.com.br, representa uma “uberização” da compra de energia, proporcionando um desconto permanente – entre 10% e 15%, conforme o plano escolhido – em comparação ao valor que ele paga hoje para a CEMIG, com a vantagem adicional de não precisar instalar qualquer tipo de equipamento para poder utilizar a energia solar.



“Sabemos o impacto que aumentos na conta de luz acarretam no orçamento familiar. Por isso, estamos trazendo o conceito do compartilhamento também para o setor de energia, como forma de democratizar o acesso a uma energia originada de fonte renovável, limpa e sustentável, que chega até a casa das pessoas a um custo menor, podendo ser contratada inclusive por quem reside em apartamento”, explica Vinicius Marini Ferreira, sócio-diretor da Safira Solar.

Em abril passado, a Safira Solar inaugurou a usina de Montes Claros, que recebeu investimentos de R﹩ 30 milhões. Ela é a primeira das três usinas fotovoltaicas que estão sendo construídas em Minas Gerais, e que, juntas, terão 12,5 MW de capacidade.

Parte do Grupo Safira, a Safira Solar foi criada para produzir energia a partir de fonte solar e deve investir um total de R﹩ 300 milhões nos próximos 2 anos para construir outras usinas fotovoltaicas de Geração Distribuída, totalizando 50 MW de capacidade instalada, suficientes para abastecer mais de 80 mil unidades consumidores. Quando estiverem em operação, as novas usinas levarão energia elétrica de fonte sustentável uma energia sustentável e mais barata para cerca de 400 mil pessoas.

“A nossa proposta é democratizar o acesso à energia solar de forma simples, fácil e mais barata, para os consumidores residenciais, inicialmente de Minas Gerais, e, no futuro próximo, de outros Estados brasileiros”, completa Vinicius Marini Ferreira, sócio-diretor da Safira Solar.

BOX

GERAÇÃO SOLAR TRAZ ECONOMIA ÀS RESIDÊNCIAS E ALIVIA O SISTEMA ELÉTRICO COMO UM TODO

O administrador de empresas Moisés Gandra, que reside em Belo Horizonte, é um dos consumidores residenciais que aderiram ao plano da Safira Solar. Com contas mensais de luz na casa dos R﹩ 300,00, ele já está se beneficiando do consumo de energia solar com redução na casa dos 10% na sua fatura mensal, sem qualquer investimento com equipamentos.

Ele contratou o serviço de uma forma bem fácil e simples, preenchendo seus dados no site da Safira Solar, e já usufrui de uma energia mais limpa e renovável e com um desconto que ajuda a compensar os aumentos de bandeira neste período de crise hídrica. “A experiência com a Safira Solar está sendo muito positiva, pois já consegui economizar um bom dinheiro que posso agora investir em outras coisas. Aprovei a escolha e pretendo recomendar”, afirma Gandra.

No site da Safira Solar o consumidor consegue fazer uma simulação da redução dos gastos na conta de luz e saber exatamente sua economia mensal ao optar por utilizar energia de fontes renováveis antes de aderir ao programa.

Além de representar vantagens aos consumidores finais residenciais, a geração solar também traz impactos positivos da mesma forma para desonerar um pouco o sistema elétrico como um todo. A Geração Distribuída solar fotovoltaica vem crescendo exponencialmente no Brasil, e é um exemplo do protagonismo do consumidor, indo ao encontro da abertura do mercado de energia e a modernização do setor, apoiadas cada vez mais na digitalização.

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE ENERGIA

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos