spot_img
HomeCONTEÚDOSEventosABES DEBATE O FOMENTO À INOVAÇÃO PARA A COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS E...

ABES DEBATE O FOMENTO À INOVAÇÃO PARA A COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS E LANÇA NOVA EDIÇÃO DE GUIA PARA O SETOR DE TIC

Evento que acontecerá no dia 28 de julho, às 8h30, reunirá executivos do BNDES, FINEP e Embrapii para falarem sobre linhas de financiamento e de fomento oferecidas pelos órgãos públicos especializados.

A ABES – Associação Brasileira de Empresas de Software – realizará no dia 28 de julho, às 8h30, o evento digital “Fomento à Inovação para a competitividade das empresas / Lançamento do Guia de Fomento à Inovação”. O encontro irá abordar as linhas de financiamento e de fomento oferecidas pelos órgãos públicos especializados, sejam federais, estaduais ou municipais e também o lançamento da 3ª edição do Guia de Fomento à Inovação para o setor de TIC. As inscrições gratuitas podem ser feitas aqui. O evento contará com tradução em libras e ficará disponível no canal do Youtube da associação também.

Para esse encontro, a ABES contará com a presença de Igor Manhães Nazareth, Diretor de Planejamento e Relações Institucionais da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), que atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas. “A iniciativa de reunir em um único documento as diversas fontes de fomento disponíveis à inovação amplia a visibilidade das organizações e permite às empresas, sobretudo as de menor porte, analisar os diferentes modelos disponíveis e buscar aquele que melhor se encaixa em sua estratégia empresarial. A EMBRAPII oferece recursos não reembolsáveis e uma rede de pesquisa capaz de atender a demanda por inovação da indústria nacional em todas as áreas de conhecimento”, afirma o executivo.



Presença confirmada também de Newton Hamatsu, Superintendente de Inovação da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), agência pública que financia a inovação, desde a pesquisa básica até a preparação do produto para o mercado. “A Finep possui diversos programas de apoio para auxiliar o desenvolvimento de empresas inovadoras, e de quaisquer portes. São desde linhas de crédito em condições mais atrativas, a exemplo do Finep Inovação, Finep IoT ou do Inovacred; ações de investimento em startups, como o Finep Startup; e também programas de subvenção, como o Finep 2030, o Tecnova e o Centelha. Esta iniciativa da ABES e ABGI é de extrema relevância para orientar as empresas que buscam fomento”, declara o executivo.

O debate contará ainda com Wellington Barros, Coordenador no Departamento de Indústrias Intensivas em Tecnologia no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento), um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo e, hoje, o principal instrumento do Governo Federal para o financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira. “Nós do BNDES temos buscado fortalecer os negócios de impacto, empreendedorismo e inovação por meio das nossas linhas de financiamento, queremos cada vez mais contribuir para a competitividade das empresas e facilitar os processos de acesso. Quanto mais ações de disseminação do conhecimento como este evento e o Guia de fomento, melhor para a sociedade brasileira”, afirma o executivo.

Também estão confirmados Thiago Samarino, Gerente de Inovação, e Marina Loures, Diretora de Inovação da ABGI Brasil, consultoria especializada em incentivos fiscais, gestão da inovação e gestão financeira – que traz informações sobre os principais mecanismos e programas, com suas respectivas linhas de financiamento ou de incentivos fiscais de apoio à inovação no Brasil. “Na minha opinião, tanto o evento quanto o tema são de extrema relevância para as empresas. Todos sabemos que a inovação é vital para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, mas sabemos que tomar esse risco em tempos tão incertos é bastante difícil. Sabendo disso elaboramos esse guia que traz as oportunidades atualmente disponíveis para empresas de todos portes, e o nosso propósito é que os empresários busquem inovar se utilizando desses fomentos, que na prática se traduzem em condições financeiras mais atrativas para a realização de projetos inovadores”, declara Thiago.

O encontro terá a participação de Rodolfo Fücher, presidente da ABES, e a moderação da conversa será realizada pela Jamile Sabatini Marques, Diretora de Inovação e Fomento na ABES. De acordo com a executiva, “é preciso que o Brasil, por meio de suas agências de fomento, incentive cada vez mais a competitividade das suas empresas desenvolvendo programas de fomento à inovação e consequentemente gerará desenvolvimento econômico. Este Guia busca orientar os empresários inovadores, demonstrando o que há disponível no mercado, de acordo com os tipos de recursos e público alvo, já considerando os itens financiáveis de cada linha de fomento”.

A ABES acredita que a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos, de forma inclusiva e igualitária. Além disso, ela também contribui na retomada econômica no país, mas as empresas precisam se preparar para se manterem competitivas neste novo cenário. Por isso, a associação atualizou o Guia de Fomento voltado ao setor tecnológico e preparou o evento para mostrar todos os detalhes para os seus associados e parceiros.

EVENTO: Fomento à Inovação para a competitividade das empresas / Lançamento do Guia de Fomento à Inovação

Data: 28 de julho

Hora: 8h30

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE EVENTOS

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos