spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesPRIMEIRO BAIRRO SANDBOX DO PAÍS ENTRA NA FASE DE TESTES PARA DESENVOLVIMENTO...

PRIMEIRO BAIRRO SANDBOX DO PAÍS ENTRA NA FASE DE TESTES PARA DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS E INOVAÇÃO

Patricia Esteves
Patricia Esteves
Assessora de Imprensa da Necta - Conexões com Propósito

O lançamento da etapa Vila A Inteligente acontece nesta sexta-feira (16)

O evento desta sexta-feira, 16, em Foz do Iguaçu (PR), marca a entrega da primeira fase do Programa Vila A Inteligente, que consiste na instalação das tecnologias utilizadas no primeiro bairro Sandbox do país. A segunda etapa do projeto prevê a intensificação dos testes das tecnologias de cidades inteligentes, além da instalação das startups e empresas âncoras, por meio do edital Smart Vitrine.

A solenidade será realizada no Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), às 11h, e contará com a presença do governador do estado do Paraná, Ratinho Junior; do prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general João Francisco Ferreira; do diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), general Eduardo Garrido; e do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Igor Calvet; dentre outras autoridades. Aqui você acompanha a cerimônia em tempo real: https://bit.ly/LancamentoVilaAInteligente



A primeira fase do projeto consistiu na instalação dos semáforos inteligentes, luminárias inteligentes, pontos de ônibus inteligentes e um Centro de Controle e Operações (CCO). Com a conclusão dessa fase, o ambiente urbano entrará para a etapa de testes e validações das tecnologias instaladas e das soluções de inovação por parte de empresas de tecnologias e startups.

O Programa Vila A Inteligente é operacionalizado em um Sandbox, que é uma área livre de regulação para testes e validações de tecnologias de cidades inteligentes. Trata-se de um ambiente onde as empresas poderão testar suas tecnologias, validar com a população e, em caso de sucesso, replicar para todo o município. Essa área é delimitada por meio de um decreto.

Smart Vitrine

Na última semana, o PTI lançou o edital Smart Vitrine, voltado para a seleção de empresas que vão demonstrar e validar soluções para resolver problemas reais da população e melhorar a qualidade de vida. O Smart Vitrine integra o Programa Vila A Inteligente, e marca o início de sua segunda fase.

O Vila A Inteligente é um programa com investimentos da ABDI, executado pelo PTI e Itaipu Binacional, em parceria com a Prefeitura de Foz do Iguaçu e da COPEL. O objetivo é testar a assertividade de soluções de cidades inteligentes em um espaço urbano real com experimentação e validação, em benefício do bem-estar da população, com a participação do Inmetro no que diz respeito à certificação das tecnologias.

 

*Com informações da Assessoria de Imprensa do Parque Tecnológico Itaipu

 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos