spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSEducaçãoAS TRANSFORMAÇÕES NA SOCIEDADE PRECISAM CHEGAR NA EDUCAÇÃO

AS TRANSFORMAÇÕES NA SOCIEDADE PRECISAM CHEGAR NA EDUCAÇÃO

Julio Ribeiro
Julio Ribeiro
CEO da Hubse Tecnologia da Informação, responsável pelo Instituto GEOeduc e execução dos treinamentos da Academia GIS Imagem (Esri BR). Professor na FGV, PUC, FACENS e IBEC. Coordenou o premiado projeto de SmartCity #CIHE2030, em Monteiro Lobato/SP. Atuação nos campos da licenciatura, bacharelado e empreendedorismo e consultor em gestão do conhecimento e geotecnologias.

Cada vez mais não basta ter a informação, pois é preciso dar um passo à frente, é preciso saber o que fazer com aquela informação, como aplicá-la, como transformar a realidade a partir das informações que se tem acesso. E é nesse contexto que a maneira como tratamos e investimos na educação está se transformando

Todos sabemos da importância da educação de qualidade para a sociedade. Mas de fato estamos dispostos a investir o tempo e os recursos necessários para atingir essa tão desejada qualidade na educação para todos? Parafraseando o poeta Fernando Pessoa “Educar é preciso, viver não é preciso”. Toda sociedade que se desenvolveu de maneira sólida, sustentável e igualitária teve na educação seus principais pilares.

Atravessamos um período de transformação da sociedade da informação para a sociedade do conhecimento. E cada vez mais não basta ter a informação, pois é preciso dar um passo à frente, é preciso saber o que fazer com aquela informação, como aplicá-la, como transformar a realidade a partir das informações que se tem acesso. E é nesse contexto que a maneira como tratamos e investimos na educação está se transformando. Não basta mais ter conteúdo, ter um professor que “sabe muito pra ele, mas não sabe explicar”, ter um modelo massificado e ultrapassado de escola. Precisamos entender que a hora de evoluir já chegou, e para algumas questões já estamos atrasados, pois não existem mais algumas limitações tecnológicas. A limitação é de modelo mental. E o debate e as práticas entre os especialistas em educação já avançaram bastante para a importância da experiência transformadora e significativa que o processo de ensino-aprendizagem precisa ter. Temos que conseguir fazer na prática, temos que entender os desafios para o mundo de agora, aplicando o conhecimento até aqui desenvolvido para conseguirmos criar um futuro melhor.



Quando olhamos de maneira massiva para as diferentes instâncias formais de educação, o que vemos? Você leitor acredita que seus parentes, seus amigos, os filhos dos seus amigos, os filhos das pessoas que trabalham com você e até aquelas pessoas na outra ponta do país estão tendo uma educação de alta qualidade? Essas reflexões, salvo raras exceções, está presente no ensino universitário, profissionalizante, ensino médio, fundamental e infantil.

É preciso entender que quanto mais a tecnologia avança, menos precisamos ensinar os seres humanos a fazerem coisas que as máquinas já fazem. Precisamos aprofundar aquilo que nos dá humanidade. É isso que nos torna inteligentes. No mesmo sentido, a inteligência das organizações não está no investimento em tecnologias computacionais hardwares e softwares, mas sim na capacidade de investir e nutrir o capital intelectual humano capaz de lidar com os recursos disponíveis para resolver os desafios enfrentados. É inteligente criar maneiras inovadoras para resolver esses problemas. Nesse sentido, cidades inteligentes, empresas inteligentes, escolas inteligentes e por aí vai, tem muito mais a ver com a capacidade de reaprendizagem contínua e inovação constante, do que com a limitada noção de “transformação digital”.

Ensino híbrido

A Pandemia de Covid-19 escancarou os problemas, abriu a caixa de pandora dos horrores da educação brasileira e diria que até global. Não faz mais sentido deslocar um monte de pessoas, sejam elas alunos, professores ou funcionários administrativos para um espaço físico de aglomeração e lá “projetar uma tela” e passar slides. É preciso valorizar ainda mais os momentos de encontro, da experiência coletiva e transformadora. Ao mesmo tempo, é preciso melhorar a experiência de aprendizagem remota, assíncrona e escalável. Utilizamos ainda muito pouco de metodologias ativas no ensino remoto.

É preciso investir no ensino híbrido, na educação como uma causa, na singularidade do aprendiz e na escalabilidade sustentável das melhores práticas de ensino para todos, em todos os locais e a qualquer momento. As comparações entre nossas experiências de aprendizado não são só comparáveis entre outras experiências de ensino, e sim entre as diferentes maneiras como comparamos, como nos deslocamos, nos alimentamos, consumimos entretenimento e até como nos relacionamos. O mundo está em transformação, a educação precisa dar o próximo passo.

Novas demandas, baseadas em novas experiências, se tornam mais que desejável, se tornam vitais. É preciso investir, como nunca, na educação.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos