spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesQUEM CRIA, NASCE TODO DIA

QUEM CRIA, NASCE TODO DIA

Cris Alessi
Cris Alessi
Presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, responsável pelos projetos de inovação de Curitiba com o Programa Vale do Pinhão, presidente do Conselho Municipal de Inovação e presidente do Fórum Nacional InovaCidades. Publicitária especialista em Marketing Digital e em Comunicação Digital na gestão pública.

 A cidade inteligente perdeu um de seus inventores. Não há como dissociar cidade inteligente de Jaime Lerner. Criador de projetos de inovação, sustentabilidade e Smart City quando essas palavras nem eram usadas no Brasil

A frase do título não é minha, é de Jaime Lerner. Três vezes prefeito de Curitiba nos anos 70 e 80, Lerner nos deixou recentemente. A cidade inteligente perdeu um de seus inventores. Não há como dissociar cidade inteligente de Jaime Lerner. Criador de projetos de inovação, sustentabilidade e Smart City quando essas palavras nem eram usadas no Brasil. Perdemos um gênio do planejamento urbano e da arquitetura moderna, um construtor de cidades, um designer de estilo de vida.

Lerner previu diversas mudanças no mundo e planejou a cidade para as pessoas. Ele comparava o bom desenho urbano a uma tartaruga, que mora, se desloca e trabalha dentro de um mesmo espaço, o casco dela. Ensinava às crianças a importância do meio ambiente, da preservação dos rios e de como o automóvel é egoísta diante da generosidade do transporte coletivo. Nos mostrou que cidades podem ser viáveis e humanas.



Em 1974, ele criou o sistema de transporte de superfície inovador de Curitiba, com canaletas exclusivas para os ônibus. Batizado de BRT (Bus Rapid Transit), o sistema hoje está em mais de 200 cidades pelo mundo e continua em expansão.

O Calçadão da Rua XV, Jardim Botânico, Ópera de Arame, Teatro Paiol e Parque Barigui são parte do legado de Lerner em Curitiba, cidade a qual dedicou seu talento e seu amor.

Lerner era bem-humorado, gentil, generoso e muito inteligente, dizia que a imperfeição graciosa vale mais que a perfeição entediante. Ele defendia a sustentabilidade, mas não apenas com prédios verdes, novos materiais e novas energias. Tudo isso é importante, mas ele dizia que a cidade precisa ser pensada para conquistar objetivos, o design da cidade precisa responder a isso. Lerner acreditava que todos os sistemas de mobilidade e sustentabilidade precisam estar conectados, e nunca competir pelo mesmo espaço.

Construiu o Museu Oscar Niemeyer em seis meses. Foi presidente da União Internacional dos Arquitetos e apontado pela revista Time como um dos 25 pensadores mais influentes do mundo em 2010.

Hoje, na realidade da gestão pública, sabemos que leva muito tempo para se realizar um projeto. Muitas vezes, a legislação se coloca como uma das principais barreiras para a inovação. Então como fazer?

O melhor modo de criar é começar. Tirar o projeto do papel, do planejamento e abri-lo para contribuições. Você pode ser e fazer algo incrível trabalhando rápido, começando e melhorando a cada passo. Pequenos projetos pontuais, Acupuntura Urbana, como Lerner chamava.

Neste sentido é importante trabalhar em uma área que o mercado corporativo já investe há tempos: a cultura organizacional. Colaboração, inovação aberta, alternância de liderança, transparência no processo e digitalização exigem mudança de cultura. A cultura da inovação deve ser estimulada, ensinada, posta em prática também no setor público. O gestor público pode e deve ser um gestor da mudança.

O legado de Jaime Lerner para todas as cidades

As cidades inteligentes centram seus esforços no cidadão. Gestores dessas cidades envolvem e motivam suas equipes, reconhecem virtudes, cuidam também dos servidores públicos. No final de tudo, é sempre sobre pessoas.

Pessoas como Jaime Lerner e o seu legado.

Este pequeno tributo à memória de Lerner é também um incentivo para que todos interessados no tema Smart City continuem esse trabalho em favor das cidades e das pessoas. Quem cria, nasce todo dia.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos