spot_img
HomeCONTEÚDOSEventosBRASÍLIA SEDIA ENCONTRO REGIONAL DO CONNECTED SMART CITIES & MOBILITY NA PRÓXIMA...

BRASÍLIA SEDIA ENCONTRO REGIONAL DO CONNECTED SMART CITIES & MOBILITY NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA

Patricia Esteves
Patricia Esteves
Assessora de Imprensa da Necta - Conexões com Propósito

O objetivo é reunir governo, entidades e empresários para debaterem ideias no contexto de cidades inteligentes

Na próxima terça-feira, 13, é a vez de Brasília receber o encontro regional do Connected Smart Cities & Mobility. A capital do Brasil faz parte da agenda de pré-eventos regionais, que acontecem desde fevereiro, para que governo, entidades, e empresários possam debater ideias e pensar projetos no contexto das Smart Cities.

O Connected Smart Cities & Mobility, iniciativa da Necta – Conexões com Propósito, tem o objetivo de discutir iniciativas de smart cities, no contexto nacional e, também, regional. Desta vez, a contextualização será sob a ótica da realidade brasiliense. Os encontros regionais fazem parte da agenda de eventos de 2021, contemplando as 27 capitais do país.

 



 

A iniciativa reúne especialistas em smart cities e acontece ao vivo, em formato virtual. É necessária a inscrição prévia pela plataforma https://evento.connectedsmartcities.com.br. O inscrito recebe o link de acesso por e-mail. A pauta principal é apresentar o Plano de Desenvolvimento de Cidades Inteligentes para Brasília, tomando por base os dados registrados no Ranking Connected Smart Cities de 2020.

Conforme o estudo, a capital federal ocupa a  8ª posição do Ranking, é a 1ª mais bem posicionada no recorte da Região Centro Oeste e a 5ª colocada entre as cidades com mais de 500 mil habitantes. Brasília ocupa a 2ª posição no recorte de Mobilidade, sendo a melhor colocada no Centro Oeste e fechou 2020 com o total de 553,95 km de ciclovias, passando assim São Paulo, que, até então, era a cidade com o maior número de km em ciclovias.

Outro destaque de Brasília está no principal eixo normalmente atrelado às smart cities, a Tecnologia e Inovação. A capital do país ocupa a 9ª posição deste eixo no Ranking Connected Smart Cities; e está na 1ª posição na região Centro Oeste, e na 8ª posição entre as cidades com mais de 500 mil habitantes.

O evento nacional, que acontece entre os dias 01 e 03 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, fecha o ciclo dos encontros regionais do Connected Smart Cities & Mobility 2021.

“Somos a principal plataforma do ecossistema de cidades inteligentes e mobilidade urbana no Brasil e fomentar esse tema da forma mais abrangente faz todo o sentido para o nosso trabalho. Os encontros e outras atividades permitem que o debate e as boas práticas para as cidades e a mobilidade urbana alcancem mais municípios. Para tanto, contamos com o envolvimento dos vários atores com atuação no desenvolvimento mais sustentável das cidades”, disse Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility.

Brasília no Ranking Connected Smart Cities

As discussões dos encontros regionais focam 11 eixos temáticos, que devem avaliar a mobilidade, o urbanismo, o meio ambiente, a educação, a saúde, a segurança, a energia, o empreendedorismo, a tecnologia e inovação, a governança e a economia, priorizando sempre a realidade local.

Além dos resultados gerais, o Ranking Connected Smart Cities & Mobility traz análises dos eixos temáticos, permitindo uma visão regional do Brasil, considerando o porte de municípios com mais de 500 mil habitantes. Para Willian Rigon, diretor da Urban Systems, e responsável pelo Ranking Connected Smart Cities, a cidade de Brasília tem indicadores muito positivos de acesso à rede de distribuição de água, próximo de 99%. Brasília, assim como outras capitais brasileiras, ainda precisa melhorar em indicadores de atendimento e tratamento de esgoto, embora apresente índices superiores à média brasileira.

Palestrantes Encontro Regional 

Para palestrar neste encontro regional, estão confirmadas as presenças de Leonardo Reisman, Diretor de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação da Biotic; Valter Casimiro, Secretário de Estado, Transporte e Mobilidade do Distrito Federal; Paulo Roberto de Morais, Presidente da Codese do Distrito Federal; Luciano Cunha de Sousa, Subsecretário de Tecnologia e Cidades Inteligentes do Distrito Federal; Carlos Eduardo Cardoso, Responsável e-city da Enel X; Fabrício Costa, Executivo de Vendas da Signify; Evandro Roveran, Sales District Management da Bosch, Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility e Willian Rigon, Diretor e Sócio da Urban Systems Brazil.

A programação completa está disponível em: https://evento.connectedsmartcities.com.br/eventos-regionais

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos