spot_img
HomeCONTEÚDOSEventosEVENTO DEBATE PLANO DE SMART CITIES PARA FLORIANÓPOLIS EM ENCONTRO REGIONAL

EVENTO DEBATE PLANO DE SMART CITIES PARA FLORIANÓPOLIS EM ENCONTRO REGIONAL

 O Encontro Regional da 2a. cidade mais inteligente do país traz os indicadores do Ranking Connected Smart Cities, e aponta Florianópolis como a 1ª cidade mais conectada da Região Sul, além do 2º lugar entre os municípios com mais de 500 mil habitantes

Acontece nesta terça-feira (08 de junho), às 09h (horário de Brasília), o Encontro Regional Florianópolis para debater sobre as iniciativas de smart cities no contexto da capital catarinense. O Connected Smart Cities & Mobility, iniciativa da Necta, dá andamento à agenda de eventos regionais de 2021, que são realizados desde fevereiro até agosto, contemplando todas as 27 capitais do País.

O Encontro Regional Florianópolis é o 3º da Região Sul e o 16º da agenda da plataforma e faz parte das iniciativas da sétima edição do evento nacional Connected Smart Cities & Mobility, que acontece, em São Paulo, entre os dias 01 e 03 de setembro de 2021, com programação de pré-evento. O primeiro encontro foi realizado em Salvador; seguido por Vitória; Belém; Campo Grande; Curitiba; Maceió; Manaus; Recife; Rio de Janeiro; Rio Branco; Fortaleza; Porto Alegre; Palmas; São Luís; e Goiânia. As inscrições gratuitas estão em:  https://bit.ly/3gPXN9E

A iniciativa reúne especialistas em smart cities e acontece, ao vivo, em formato virtual, com apresentação do Plano de Desenvolvimento de Cidades Inteligentes para Florianópolis e dos indicadores de desenvolvimento, no contexto do Ranking Connected Smart Cities 2020. Conforme o estudo, além do segundo lugar como a cidade mais inteligente e conectada do Brasil, a capital catarinense é a 1ª colocada da Região Sul. A cidade também atingiu a 2ª posição entre os municípios com mais de 500 mil habitantes, 3ª em Economia, 4ª colocação em Tecnologia e Inovação, 5ª em Educação e Mobilidade e Acessibilidade, além da 7ª posição em Segurança e em Saúde e Empreendedorismo. 

“Somos a principal plataforma do ecossistema de cidades inteligentes e mobilidade urbana no Brasil e fomentar esse tema da forma mais abrangente possível faz todo o sentido para o nosso trabalho. Os encontros e outras atividades permitem que o debate e as boas práticas para as cidades e a mobilidade urbana alcancem mais municípios. E, assim como nas demais regiões, teremos uma agenda importante na capital catarinense. Para tanto, contamos com o envolvimento dos vários atores com atuação no desenvolvimento mais sustentável das cidades”, disse Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility.

Florianópolis no Ranking Connected Smart Cities

A programação do Encontro Regional Florianópolis destaca 70 indicadores segmentados em 11 eixos temáticos, apontados no Ranking Connected Smart Cities: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, educação, saúde, segurança, energia, empreendedorismo, tecnologia e inovação, governança e economia, além de adaptar os principais estudos internacionais e a ISO 37.122, referente à indicadores para cidades inteligentes.

O Ranking CSC também traz análises segmentadas pelos eixos temáticos, permitindo uma visão Regional do Brasil, considerando o porte de municípios. A cidade está inserida no recorte dos municípios com mais de 500 mil habitantes. 

Willian Rigon, diretor e sócio da Urban Systems e Connected Smart Cities, que também coordena o estudo, comenta que, na última edição do estudo, Florianópolis teve um salto de 5 posições e ficou na 2ª posição do Ranking Geral, sendo a 1ª colocada na Região Sul e a 2º colocada entre as cidades com mais de 500 mil habitantes, ficando atrás apenas de São Paulo. 
“>

“Os investimentos voltados ao desenvolvimento da cidade, no contexto de smart cities, justificam a evolução. Em 2020, Florianópolis conquistou um prêmio internacional em função do seu novo projeto de integração das linhas municipais e intermunicipais de mobilidade, que será implementado em até 2 anos. A cidade, que conta com o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), passou a atender 21 destinos enquanto, em 2019, eram apenas 9. Outro ponto que se observa é relacionado aos veículos de baixa emissão que, em 2019, eram cerca de 0,05% e, no último estudo, aumentou 0,5% e totalizou 0.10%”, disse.

Em Tecnologia e Inovação, a capital ocupa a 4ª posição no Ranking, 2ª no Sul e a 4ª posição entre os municípios com mais de 500 mil habitantes. “Florianópolis obteve um aumento significativo em 5 dos 7 indicadores do eixo, com destaque para o aumento de 86.760,8 ligações à internet por cem mil habitantes, somando 128.896,6, conforme dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)”. 

“Já no indicador de trabalhadores com ensino superior, a cidade também obteve um aumento significativo e, segundo a RAIS, 48% dos seus trabalhadores têm formação superior, contra 26% no ano anterior. E os números de patentes também subiram consideravelmente, chegando a quase 29 para cada cem mil habitantes, contra 15,8 em 2019”, enfatiza o executivo.

Rigon também faz referência ao eixo Educação, onde a capital melhorou a sua nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que passou de 4,7 para 5,3 e deve permanecer melhorando. “A média de computadores disponíveis para mil alunos teve um grande aumento em comparação ao ano anterior, atingindo 111,8 em 2020, conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). E as despesas pagas com educação também aumentaram, sendo que em 2019 o valor pago foi de R$903,63 e, em 2020, atingiu R$976,61”, concluiu.

Florianópolis também apresentou bom desempenho em Empreendedorismo:  7ª posição no Ranking Geral, 3ª na região sul e a 7ª entre as cidades com mais de 500 mil habitantes; e Economia: a 3ª posição Geral; 2ª entre as cidades de mais de 500 mil habitantes e ficando atrás apenas de Campinas (SP), além da 1ª da região Sul.

Palestrantes Encontro Regional Florianópolis

Para a contextualização e apresentação de indicadores, o encontro recebe: Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility; Willian Rigon, diretor e sócio da Urban Systems e Connected Smart Cities. 

No painel 1 – para apresentação do plano de cidades inteligentes – estão confirmados: Juliano Richter Pires, secretário Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Florianópolis; Jean Vogel, presidente e diretor executivo da Câmara de Smart Cities da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e Ágora Tech Park; Jamile Sabatini Marques, diretora de Inovação e Fomento da Associação Brasileira de Software (ABES); Diego Brites Ramos, vice-presidente de Relacionamento e diretor da Vertical Smart Cities da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate); 

E para o painel 2 – que discutirá as soluções para cidades inteligentes: Paulo Fraga, CEO da Cittamobi.

A programação completa está disponível em: https://bit.ly/3gPXN9E

AGENDA

A Agenda proposta para os eventos acontece entre 23 de fevereiro e 24 de agosto de 2021 e contempla os estados/regiões:

Estados Região Nordeste/Cidades: Maceió (AL); Salvador (BA); Fortaleza (CE); São Luís (MA); João Pessoa (PB); Recife (PE); Teresina (PI); Natal (RN); Aracaju (SE);

Estados Região Sul/Cidades: Florianópolis (SC); Curitiba (PR); Porto Alegre (RS);

Estados Região Norte/Cidades: Rio Branco (AC); Macapá (AP); Manaus (AM);  Belém (PA); Palmas (TO); Porto Velho (RO); Boa Vista (RR);

Estados Região Sudeste/Cidades: Vitória (ES); Belo Horizonte (MG); Rio de Janeiro (RJ); São Paulo (SP);

Estados Região Centro-Oeste/Cidades: Brasília (DF); Campo Grande (MS); Cuiabá (MT); Goiânia (GO). 

Patrocinadores Eventos Regionais: Bosch, Enel X, Signify e Sonner

Connected Smart Cities

O Connected Smart Cities funciona como uma plataforma completa de conteúdo com múltiplos canais e formatos que permitem aos profissionais do ecossistema de cidades inteligentes acesso aos conteúdos: crível, analítico e relevante, por meio do: Ranking, evento, Prêmio, Learn e o portal, além do Connected Smart Mobility, que conta com site e conteúdo dedicado às discussões relacionadas a mobilidade urbana no Brasil. 

O Connected Smart Cities & Mobility conta com um alcance de mais de 15 mil pessoas mensalmente, 19 mil participantes, 1.200 reuniões nas Rodadas de Negócios, 550 marcas participantes, 300 painéis de discussão, 1.100 palestrantes, além de mais de 250 apoiadores. O evento se destaca, ainda, pela ampla participação de prefeituras que, apenas em 2019 (formato presencial), contou com a presença de aproximadamente 300 municípios.

Serviço

Connected Smart Cities & Mobility 2021

Mais informações: https://evento.connectedsmartcities.com.br/

Imagens: https://www.flickr.com/photos/connectedsmartcities/albums

Organização: Necta (www.nectainova.com.br) e Urban Systems

Encontro Regional Florianópolis.

Data: 08/06/21

Horário: 09h (horário de Brasília)

Inscrições gratuitas em: https://evento.connectedsmartcities.com.br/eventos-regionais/ 

Obs.: O credenciamento para os profissionais de imprensa está disponível em: https://evento.connectedsmartcities.com.br/credenciamento-imprensa/

Sobre o Connected Smart Cities & Mobility

O Connected Smart Cities & Mobility, principal plataforma especializada no mercado de cidades inteligentes e mobilidade urbana no Brasil e uma das maiores da América latina, foi desenvolvida pela Necta e a Urban Systems e envolve empresas, entidades e governos. A iniciativa tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

Ranking Connected Smart Cities: estudo desenvolvido pela Urban Systems, por meio de metodologia própria e exclusiva, em parceria com a Necta. Além de considerar os conceitos de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, o Ranking considera conceito de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais das cidades e sustentabilidade econômica. Todos os indicadores do Ranking Connected Smart Cities 2020 estão disponíveis em: http://conteudo.urbansystems.com.br/csc_urban_atual

 

Relações com a imprensa

Assessoria de Comunicação e Imprensa do Connected Smart Cities & Mobility

Patrícia Esteves (Mtb 49995)

+55 13 98808-8470

imprensa@nectainova.com.br   

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos