spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMeio AmbientePNUMA REALIZA WEBINAR PARA DISCUTIR RESTAURAÇÃO DE ECOSSISTEMAS NO BRASIL

PNUMA REALIZA WEBINAR PARA DISCUTIR RESTAURAÇÃO DE ECOSSISTEMAS NO BRASIL

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o PNUMA irá promover diversos debates sobre preservação ambiental entre os dias 07 e 11 de junho

Organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o Dia Mundial do Meio Ambiente é a principal data para ação ambiental, unindo governos, empresas e pessoas para debaterem ações  que busquem a promoção do desenvolvimento sustentável. Desde 1974, a data é celebrada todos os anos em 5 de junho, sendo que, a cada ano, a organização do dia é realizada por um país diferente, onde as comemorações oficiais acontecem. 

Com a meta de expandir e restaurar as florestas do país em cinco anos com um ‘tsunami de 10 bilhões de árvores’, o Paquistão será o próximo anfitrião do Dia Mundial do Meio Ambiente. Com o tema Restauração de Ecossistemas, o PNUMA pretende impulsionar mudanças em hábitos de consumo e nas políticas ambientais nacionais e internacionais. 



Restaurar ecossistemas significa auxiliar na recuperação de ecossistemas degradados ou destruídos, assim como promover a conservação dos que ainda estão intactos. Até 2030, a restauração de 350 milhões de hectares de ecossistemas degradados pode gerar até U$ 9 trilhões em serviços ecossistêmicos, além de remover de 13 a 26 gigatoneladas de gases de efeito estufa da atmosfera.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente no Brasil irá realizar, de 7 a 11 de junho, uma série de webinars que buscam debater os aspectos fundamentais para a conservação e restauração dos ecossistemas de todos os biomas brasileiros. Confiras:

AMAZÔNIA 

Sendo o lar de mais de um terço das espécies do planeta, a Amazônia sofre com a exploração indevida que causa danos irreversíveis para o equilíbrio ambiental. No dia 07 de junho, acontecerá o webinar que discutirá os aspectos fundamentais para a conservação e restauração do bioma amazônico. 

Confira mais informações sobre o webinar aqui.

OCEANOS

Os Oceanos abrigam uma biodiversidade da qual dependem mais de 3 bilhões de pessoas  ao redor do mundo, além de garantirem a regulação climática do planeta. O webinar que acontecerá no dia 08 de junho conta com a participação de especialistas para discutir os desafios acerca da sobrepesca, mudanças climáticas, despejo de águas residuais e a poluição plástica que ameaçam esse ecossistema. 

Confira mais informações sobre o webinar aqui.

MATA ATLÂNTICA

Com cerca de 70% da população brasileira vivendo no território de Mata Atlântica e utilizando diariamente de suas nascentes e mananciais para abastecimento urbano, o bioma sofre com problemas de crise hídrica graças à degradação ambiental, desmatamento e poluição. Organizado em parceria com a TNC Brasil e a Coalizão Brasil Clima, Floresta e Agricultura, o webinar, que acontecerá no dia 09 de junho, tem como objetivo debater estratégias de restauração da Mata Atlântica. 

Confira mais informações sobre o webinar aqui.

CERRADO

Contando com 2 milhões de km² espalhados por 10 estados, o Cerrado é a segunda  maior formação vegetal brasileira. Em parceria com WWF Brasil e a Araticum, o webinar do dia 10 de junho irá discutir os aspectos fundamentais para a conservação e restauração deste bioma que é hoje um dos ecossistemas mais ameaçados do mundo. 

Confira mais informações sobre o webinar aqui.

CAATINGA, PAMPA E PANTANAL 

O webinar dos três biomas acontecerá no dia 11 de junho em parceria com a Sociedade Brasileira para a Restauração Ecológica. Com ecossistemas complexos, a Caatinga, Pampa e Pantanal representam parte crucial da biodiversidade do país, sendo que o webinar tem como meta discutir os aspectos fundamentais para a conservação e restauração desses biomas. 

Confira mais informações sobre o webinar aqui.

Para saber mais sobre a iniciativa do Programa para as Nações Unidas para o Meio Ambiente, clique aqui.

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos