BRASIL E PORTUGAL: BRAZILLAB APOIA A CRIAÇÃO DO 1º LABORATÓRIO BINACIONAL

A Fiocruz e a Universidade de Aveiro (UA) firmaram um acordo de cooperação internacional para a criação do Laboratório Binacional focado em ciência, tecnologia e inovação em Saúde 

BrazilLAB é o mais novo parceiro do Laboratório Binacional Brasil-Portugal/União Europeia, em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. O projeto é uma parceria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com a Universidade de Aveiro (UA) e tem o apoio de mais 60 organizações, órgãos públicos e empresas de 14 países. A iniciativa prevê a criação de uma unidade da Fiocruz em Portugal – em um parque tecnológico que já recebeu mais de 14 milhões de euros da Comissão Europeia e está ligado à Universidade de Aveiro e sua incubadora – e o desenvolvimento de colaborações e projetos temáticos, em eixos como Inovação, One Health, Indústria 4.0, Fármacos e Bioprodutos, Biotech e Saúde Digital.

O Laboratório Binacional foi idealizado como mecanismo inovador de cooperação científica internacional, prevendo a instalação de investigadores da FioCruz no PCI – Creative Science Park Aveiro Region, com o objetivo de desenvolver produtos, processos e serviços inovadores, assim como garantir a transferência e a difusão de tecnologia. Entre essas iniciativas estão a aplicação das tecnologias da Indústria 4.0 nas atividades do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), unidade técnico-científica da Fiocruz.



Plataforma Internacional para Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PICTIS)

A PICTIS visa a construção de um Centro Internacional de Investigação, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em saúde, tendo como instituições líderes a Fiocruz e a UA. Ancorado na Europa, no Parque de Ciência e Inovação de Aveiro (PCI - Creative Science Park), e atuando como Hub de inovação, com seus seis Laboratórios Setoriais (LabSec), a PICTIS permitirá o desenvolvimento de novos processos, produtos e prestação de serviços tecnológicos, considerando os vários países parceiros, com especial atenção ao Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS-Brasil) e o Serviço Nacional de Saúde de Portugal (SNS-Portugal), muitas vezes como “Test-Beds” de inovações na área da Saúde. É um mecanismo inovador de cooperação internacional que materializa a Política de Inovação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Plano Estratégico da Universidade de Aveiro (UA).

Com informações do BrazilLAB 

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS

Publicidade
spot_img
spot_img

Últimas Matérias