PESQUISA BUSCA SUBSÍDIOS PARA ELABORAÇÃO DA ESTRATÉGIA NACIONAL DA PROMOÇÃO DA MOBILIDADE POR BICICLETA

Municípios de todo o País podem participar. A Estratégia Nacional é uma agenda de ações para estimular o uso da bicicleta nas cidades e integra o Programa Bicicleta Brasil – PBB 

Em parceria com diversas instituições, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) está promovendo a Pesquisa Pública para a Estratégia Nacional da Bicicleta. O objetivo é coletar subsídios para a elaboração da Estratégia Nacional de Promoção da Mobilidade por Bicicleta. A ação é voltada a identificar os desafios que as Prefeituras de todo o País enfrentam para a implementação de políticas para o uso desse meio de transporte e o panorama atual das cidades.

A Estratégia da Bicicleta é uma agenda de ações até 2030 para estimular o uso desse meio de transporte. Ela está sendo desenvolvida no âmbito do acordo de cooperação técnica firmado entre o MDR e a União de Ciclistas do Brasil para a implementação do Programa Bicicleta Brasil, que tem como objetivo incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, especialmente nos municípios de grande e médio portes.



“Esta pesquisa visa trazer elementos para que os diversos atores do setor possam discutir a implementação da Estratégia. Para o poder público, é uma oportunidade de conhecer a realidade dos municípios e usarmos essas informações para dar melhores condições de implementação do Bicicleta Brasil”, afirmou Fernando Araldi, analista de Infraestrutura do Departamento de Projetos de Mobilidade e Serviços Urbanos do MDR.

Também integram a iniciativa a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo); a Associação Brasileira da Indústria, Comércio, Importação e Exportação de Bicicletas, Peças e Acessórios (Abradibi); a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike); a Frente Nacional de Prefeitos (FNP); a organização TemBici e a WRI Brasil.

Com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional

Publicidade
spot_img
spot_img

Últimas Matérias