spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMobilidadeDIGICON APRESENTA SOLUÇÕES INTELIGENTES PARA A MOBILIDADE URBANA

DIGICON APRESENTA SOLUÇÕES INTELIGENTES PARA A MOBILIDADE URBANA

As soluções inteligentes para o gerenciamento de tráfego auxiliam e otimizam a circulação de veículos e pedestres

As cidades inteligentes representam um modelo conceitual de desenvolvimento urbano que é baseado na utilização do capital humano, coletivo e tecnológico para o aperfeiçoamento das vias urbanas. As smarts cities criam distintas oportunidades de negócios, além da possibilidade de colaboração entre os setores públicos e privados. Um dos principais pontos é melhorar a mobilidade urbana das cidades. Pensando neste conceito e com o propósito de oferecer soluções inteligentes, a Digicon conta com soluções para o gerenciamento de tráfego, que auxiliam e otimizam a circulação de veículos e pedestres.

Entre as soluções inteligentes: os Controladores de Tráfego totalmente modulares, permite que os recursos dos equipamentos sejam configurados de acordo com a realidade de cada cruzamento, ou seja, totalmente personalizados. Além disso, possuem painel com display gráfico que permite uma configuração facilitada do equipamento.



A companhia conta, ainda, com os controladores FCA Modular: ideal para cruzamentos mais simples; CD 200 Plug in: projetado para cidades com alto volume de tráfego, com capacidade para atender a demanda de cruzamentos complexos; e o controlador CD 300 Vanguard: o mais inovador da empresa e com configuração facilitada para diversos tipos de fluxo. Todos os modelos d permitem conexão a Central de Tráfego WEB, que possibilita a gestão total dos equipamentos com sistema na nuvem.

O Software Central de Tráfego Traffic Vision Web, com monitoraramento e gerentcimamento de tráfego em tempo real, possibilta a geração de relatórios com todas as operações do sistema. Com um software gráfico em plataforma web, com visão de mapas e zoom de áreas e cruzamentos, a ferramenta pode ser operada por multiusuários com diferentes níveis de acesso, por meio de senhas.

Para o diretor de Mobilidade Urbana da Digicon, Hélgio Trindade Filho, o lançamento da Central Web, realizado em 2020, foi um avanço tecnológico para a empresa: “Hoje é possível fazer programações de trânsito 100% online, tudo sincronizado. Quase todas as cidades, com mais de 50 mil habitantes possuem um centro de controle. Por exemplo: a Central Web armazena tudo na nuvem. Com isso, o controle do fluxo de informações é maior e mais dinâmico. Tudo isso fica armazenado, permitindo a geração de diversos relatórios e possibilitando a análise de dados. Esse sistema acaba sendo menos custoso, pois requer menos manutenção, o que é uma vantagem para as prefeituras”, explica.

Outras soluções para a mobilidade

O Detetor Virtual de Semáforo Inteligente, com operação por meio de câmeras localizadas junto ao semáforo, que identificam o número de veículos que estão próximos e auxilia na fluidez do trânsito, reduzindo tempos de espera desnecessários.

A Botoeira Sonora BSD 300, homologada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), emite sinal sonoro para travessia de pedestres com deficiência visual e possui 6 faixas horárias para determinação da ativação, desativação e limitação do sinal sonoro.

Além do Sistema adaptativo de controle de tráfego em tempo real (SCATS), que possibilita alterações nos parâmetros operacionais dos controladores, de forma automática para otimizar o fluxo de veículos. Com isso, reduz atrasos e congestionamentos, aumentando a velocidade média da via, além de diminuir o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de poluentes.

Com informações da Digicon

CLQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE MOBILIDADE URBANA

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos