spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSTecnologiaPPP PIAUÍ CONECTADO LEVARÁ BANDA LARGA PARA OS 224 MUNICÍPIOS DO ESTADO

PPP PIAUÍ CONECTADO LEVARÁ BANDA LARGA PARA OS 224 MUNICÍPIOS DO ESTADO

Com a expansão, o projeto Piauí Conectado alcançará 100% de cobertura no Estado, gerando melhorias na prestação do serviço público e na qualidade de vida da população

O Governo do Piauí, por meio da Superintendência de Parcerias e Concessões está implantando a expansão do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) Piauí Conectado, que levará acesso à internet banda larga para todos os demais 123 municípios do estado, alcançando 12 mil quilômetros de rede de fibra óptica. Atualmente, a rede já está presente em 101 cidades, beneficiando cerca de 2,5 milhões de piauienses.

A Lei 12.865 de 2014, conhecida como Marco Civil da Internet, diz no seu artigo 7º que “o acesso à Internet é essencial ao exercício da cidadania”. A cobertura da PPP  Piauí Conectado significa a viabilidade de serviços de telemedicina, telesegurança, tele-educação. Além disso, vai facilitar muitas ações do dia a dia como a realização de serviços bancários beneficiando a população e o também o comércio, e aproximar as pessoas nesse contexto de isolamento social acarretado pela pandemia do novo Coronavírus.

“>

“A Piauí Conectado tem sido uma grande parceira no sentido de abrandar as dores causadas em decorrência da pandemia da Covid-19. As cidades contempladas no projeto demandam e dependem, para que vários serviços funcionem, de uma rede capaz de atender a várias frentes de atuação”, destaca a superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí, Viviane Moura.

O diretor-presidente da concessionária SPE Piauí Conectado, Emerson Silva, explica que a ampliação da cobertura de internet de qualidade em todo o estado colocou o Piauí na frente com relação aos demais estados da federação. “Em dois anos de implantação do nosso projeto, a cobertura de internet no Piauí cresceu 125%, um número bem acima da média brasileira que foi 22%”, destaca.

Um dos grandes desafios enfrentados pelo Brasil no processo de inclusão digital é que muitas localidades têm problemas para ter uma rede adequada de internet. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, as regiões Nordeste e Norte apresentam taxas de acesso de 52,3% e 54,3%, respectivamente. Esses indicadores são ainda menores nas áreas rurais. Além disso, 47% da população com condições econômicas mais reduzidas (classes D e E) têm somente conexão móvel com franquias de dados extremamente limitadas.

“A PPP não leva apenas o acesso a internet, mas também uma rede de qualidade. Um estudante que precisa acompanhar as aulas on-line, por exemplo, pode encontrar dificuldades em assistir os vídeos com dados móveis de celular, e nesse contexto a banda larga gratuita ofertada pelo projeto Piauí Conectado vai fazer toda a diferença”, comenta Viviane Moura.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS RELACIONADAS AO TEMA TECNOLOGIA

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos