BRASIL TERÁ CERTIFICAÇÃO PARA CIDADES INTELIGENTES

Parque Tecnológico de São José dos Campos, Prefeitura Municipal de São José dos Campos e ABNT desenvolvem critérios para ajudar gestores públicos na certificação para cidades inteligentes 

O Parque Tecnológico São José dos Campos desenvolve a Certificação Nacional para Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis – iniciativa inédita no país -, em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

Com o processo de certificação, gestores públicos terão acesso a dados padronizados e auditados por organismo independente, que serão usados para pautar decisões de gestão, planejamento e investimento.



“As cidades necessitam de indicadores padronizados, consistentes e que possam ser comparáveis para mensurar seu desempenho. A ABNT participou de maneira ativa na elaboração e disseminação das normas NBR ISO 37.120, 37.122 e 37.123 e está desenvolvendo, em parceria com o Parque Tecnológico São José dos Campos e com a Prefeitura Municipal de São José dos Campos, a primeira certificação nacional para cidades inteligentes, garantindo um processo totalmente independente de qualquer setor público ou privado”, afirma Mário William Esper, presidente da ABNT.

Metodologia

A metodologia leva em consideração indicadores de serviços urbanos, qualidade de vida, cidades inteligentes e cidades resilientes definidos com base nas normas NBR ISO citadas anteriormente, que são usadas para caracterizar cidades e comunidades sustentáveis, e com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O projeto faz parte do conjunto de iniciativas do Arranjo Produtivo Local de Tecnologias da Informação e Comunicação (APL TIC Vale), programa do Parque Tecnológico São José dos Campos que tem uma vertical focada em cidades inteligentes.

“A certificação criará um contexto valioso para ajudar as administrações na condução de estratégias municipais, com evidências baseadas em normas internacionais para cidades inteligentes”, declara Marcelo Nunes, coordenador do APL TIC Vale.

São José dos Campos é parte do piloto

Para fazer parte da metodologia da certificação, a Smart Frees – consultoria especializada em cidades inteligentes – realizou um diagnóstico prévio de São José dos Campos (SP), avaliando os projetos e soluções aplicados no município. Na avaliação prévia, a cidade foi classificada com boas notas, em conformidade com as normas.

“A certificação nacional para cidades inteligentes servirá como um mapa de diretrizes para que a administração pública possa realizar um planejamento de médio e longo prazo, explorando soluções inteligentes, modernas e ambientalmente sustentáveis”, afirma Alberto Alves Marques Filho, secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos.

A cidade faz parte do projeto piloto de certificação, onde a metodologia será testada e ajustada nos próximos meses.

Com informações da Assessoria de Imprensa 

CLIQUE AQUI E ACESSE MATÉRIA SOBRE AS CIDADES MAIS INTELIGENTES DO BRASIL 

Publicidade
spot_img
spot_img

Últimas Matérias