ESG E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES INTELIGENTES

Além do impacto positivo para o local ou a sociedade, como um todo, as ações sustentáveis ESG se tornaram também um fator econômico

Temos acompanhado uma valorização em todo o mercado dos princípios ESG, sigla em inglês que abrange as iniciativas voltadas ao meio ambiente, ao social e à governança. Não há mais como debater margens e riscos na atuação de uma empresa sem considerar essas ações. E a tendência é que qualquer movimento de empresas e investidores tenha esses princípios como base. 

Hoje, um negócio focado nas questões ambientais, por exemplo, obtém financiamentos e vantagens no mercado muito mais fáceis em relação aos que ainda não perceberam a real importância em realizar ações responsáveis voltadas ao bem comum.



Essa percepção do mercado vai ocorrer também nos investimentos destinados às cidades e, os locais que priorizam o meio ambiente, com iniciativas que visam a redução de emissões de poluentes e maior eficiência energética de seus ativos, vão atrair um maior número de aportes por parte das empresas. Além do impacto positivo para o local ou a sociedade, como um todo, as ações sustentáveis se tornaram também um fator econômico.

Na atual conjuntura, o planejamento de uma empresa que busca um lugar para investir e instalar uma nova unidade de produção já conta com novos critérios. Além de avaliar a logística para distribuir seus produtos, os benefícios tributários oferecidos pelo município e a mão de obra qualificada do local, as companhias também estão levando em consideração questões relacionadas ao meio ambiente como: qualidade do ar, acesso à água para a população, tratamento de resíduos, entre outras iniciativas.

Cases 

Nessa linha, uma das cidades que tem feito a lição de casa em relação aos princípios ESG é Jundiaí/SP. Em junho de 2019, a Siemens entregou um levantamento para auxiliar os gestores do município a tomarem decisões de longo prazo visando a redução na emissão de poluentes. Para esse trabalho, a companhia mapeou toda a cidade e entregou um estudo com iniciativas de tecnologias para cidades inteligentes, que contribuirão para que a cidade atinja seus objetivos estratégicos, envolvendo ativos nas áreas de transporte, energia e edificações.

Outro exemplo da participação da Siemens dentro desse novo cenário do mercado é Aguaduna, cidade inteligente que será construída no município de Entre Rios, no litoral norte do estado da Bahia. O projeto é o primeiro do mundo que implementa um modelo inovador dedicado a recuperar o equilíbrio entre a sociedade e a natureza a fim de melhorar a qualidade de vida de seus habitantes e preservar o entorno natural. Em parceria com a empresa espanhola Naurigas Empreendimentos, a Siemens será responsável pela implementação de soluções e tecnologias que farão de Aguaduna uma referência no uso de dados em larga escala.

Essas características colocam a cidade inteligente em linha com os conceitos ESG e serão fundamentais para o sucesso de um dos objetivos de Aguaduna que é se transformar em um hub de inovação. E só priorizando as questões ambientais e voltadas ao bem-estar de sua população e demais comunidades à sua volta, que empresas e startups terão interesse em investir e se instalar no local.

Iniciativas realizadas sob o conceito ESG se tornaram importantes também na questão econômica e para a atração de empresas de alto valor agregado, que vão contribuir com tecnologias, inovações e boas práticas para o local. A tendência é que esses princípios ganhem ainda mais relevância no mercado, sendo motivadores fundamentais para a transição das cidades atuais para cidades inteligentes.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities 

Sergio Jacobsen
CEO da Operating Company Smart Infrastructure da Siemens Brasil, abrangendo as áreas de soluções e produtos de média e baixa tensão, produtos de controle para automação industrial, automação predial, geração e armazenamento de energia distribuída e soluções para eletro mobilidade.
Publicidade
spot_img
spot_img

Últimas Matérias