spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMobilidadeMETRÔ INICIA PILOTO PARA REALIZAR PESQUISA ORIGEM DESTINO POR APLICATIVO DE SMARTPHONE

METRÔ INICIA PILOTO PARA REALIZAR PESQUISA ORIGEM DESTINO POR APLICATIVO DE SMARTPHONE

Teste do Metrô vai avaliar a viabilidade de uso da tecnologia para apesquisa Origem Destino

O Metrô iniciou, em 01 de março, a Pesquisa Origem Destino (OD) Digital, que vai coletar dados de deslocamentos na Grande São Paulo através de um aplicativo de smartphone. Esse será um teste-piloto para avaliar a possibilidade de uso de novas tecnologias na elaboração da maior pesquisa de mobilidade do Brasil.
A pesquisa será feita em etapas com 10 mil pessoas para apurar os locais para onde elas se deslocam, os modos utilizados e os motivos. Nesta fase, alguns participantes da OD 2017 estão recendo mensagens por SMS sendo convidados a colaborar, instalando um aplicativo em seus smartphones e autorizando a coleta dos dados dos GPS durante sete dias consecutivos. Em três desses dias, o pesquisado deverá editar as viagens pelo aplicativo, informando o motivo e o modo de deslocamento utilizado. Um pré-teste já foi realizado apenas com funcionários do Metrô e haverá uma terceira fase, aberta para a população em geral.



Neste piloto, o objetivo principal não são os resultados estatísticos de mobilidade. A meta é analisar a eficiência desse método de pesquisa e o que pode ser aperfeiçoado para uma possível aplicação nas próximas ODs do Metrô.
“Se bem sucedido, o uso da tecnologia pode nos trazer diversos ganhos, como economia de tempo e de recursos financeiros. Essa é uma tendência que Paris, por exemplo, já vem testando e nós vamos buscar para achar o modelo ideal para São Paulo”, avalia Silvani Pereira, presidente do Metrô de São Paulo.
O trabalho de apuração, além do desenvolvimento e aplicação da tecnologia, ficará a cargo do Consórcio Cittamobi-Oficina. A empresa inseriu um módulo exclusivo da Pesquisa OD Digital em seu já existente aplicativo Cittamobi, conhecido por fornecer informações da operação dos ônibus em São Paulo. Para estimular a participação das pessoas, o Consórcio optou por oferecer um bônus àqueles que concluírem a pesquisa.
Os participantes dessa etapa atual receberão créditos de Bilhete Único para uso no transporte público. Na etapa final, aberta a população geral, o Consórcio vai oferecer mais opções de bônus, para atender também a quem não utiliza transporte público.
Segundo Luiz Antônio Cortez, gerente de planejamento e meio ambiente do Metrô, os resultados desse piloto poderão embasar a decisão de como serão feitas as próximas pesquisas. “Na última OD o Metrô empenhou uma força de trabalho gigante que visitou mais de 100 mil domicílios e entrevistou 150 mil pessoas. Nós esperamos que essa tecnologia facilite e agilize a coleta dos dados, de forma segura, podendo servir de modelo para a Pesquisa de Mobilidade que será feita em 2022 e a Origem Destino em 2027”.

O que é a Pesquisa Origem Destino

A Pesquisa Origem Destino é o maior levantamento de mobilidade urbana realizado no Brasil. Feita a cada 10 anos pelo Metrô de São Paulo, a pesquisa busca entender a mobilidade e a forma como as pessoas se deslocam na Região Metropolitana de São Paulo. Isso possibilita o mapeamento dos deslocamentos da população e das atividades econômicas da metrópole para o planejamento do transporte público.
Feita desde 1967, a OD se tornou uma ferramenta estratégica para a gestão eficiente. Com o levantamento e o entendimento dos fluxos diários daqueles que estudam, trabalham e passeiam, as administrações públicas podem usá-la também para desenvolver políticas de saúde, educação, segurança pública e desenvolvimento urbano.
Na última edição, feita em 2017, foram 11 meses de trabalho para a coleta das informações com 156 mil pessoas nas 39 cidades que formam a Região Metropolitana de São Paulo. As entrevistas foram feitas em residências e também em rodovias, aeroportos e terminais rodoviários.
O relatório final e o banco de dados completo estão disponíveis pelo Metrô no site http://www.metro.sp.gov.br/pesquisa-od/ .

Com informações do Metrô São Paulo 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos