LITORAL NORTE DA BAHIA TERÁ PROJETO DE CIDADE INTELIGENTE E SUSTENTÁVEL

O empreendimento de 1.000 hectares localizado em Entre Rios (BA) será replicado na Europa

Aguaduna, a primeira de uma nova geração de cidades inteligentes e sustentáveis, localizada no município de Entre Rios, no litoral norte do Estado da Bahia, anuncia a incorporação de mais um parceiro estratégico: a SegurPro, líder em segurança patrimonial no Brasil e a única do setor presente em todo o território nacional.

A companhia faz parte do Grupo Prosegur, multinacional referência global em segurança privada, e se junta ao projeto com o objetivo de implementar soluções tecnológicas avançadas para promover a segurança integral do empreendimento, cuja área total será de aproximadamente 1.000 hectares.



A SegurPro compartilha com a Aguaduna uma visão inovadora de segurança, bem como a preocupação com a sustentabilidade de suas operações e os impactos que estas podem causar ao meio ambiente. Por todas essas razões, a empresa tem muito orgulho de integrar o projeto ao lado de players como a Siemens, um conjunto seleto de empresas que apoiarão este modelo inovador de cidade inteligente, indo além da disponibilização de tecnologias que se enquadrem ao perfil técnico de Aguaduna.

Como parte dos fornecedores do projeto, a SegurPro estará entre os parceiros dispostos a gerar empregos, capacitar e atrair profissionais, além de contribuir para melhorar o ambiente natural e a biodiversidade da região.

“A parceria entre SegurPro e Aguaduna pode ser considerada um marco para o setor de segurança privada no Brasil. Teremos como desafio o desenvolvimento de um modelo de segurança moderno e completo voltado a um empreendimento totalmente sustentável, baseado em nosso conceito SegurPro Integra. Neste novo modelo, integramos o que há de mais inovador e tecnológico em segurança com uma equipe altamente capacitada e monitoramento constante do local. Certamente, nossa expertise e tecnologia serão grandes aliadas nas soluções que iremos implantar”, afirma Fernando Ventura, diretor comercial da SegurPro.

Ainda segundo o executivo, desenvolver um projeto de segurança para um empreendimento imobiliário desde a sua concepção, tem permitido à equipe de projeto da SegurPro trabalhar em parceria com os urbanistas responsáveis por Aguaduna. “Essa proximidade é essencial e favorece a busca por soluções adequadas para atender aos requisitos do planejamento urbanístico de um empreendimento imobiliário desta magnitude”, explica Ventura.

O escopo desta parceria entre SegurPro e Aguaduna inclui a análise detalhada de toda a planta do projeto e a conexão dos dispositivos de segurança do complexo a um Centro de Controle. Esse centro será responsável por monitorar todo o sistema de segurança, incluindo rotas de acesso, perímetro do complexo, áreas comuns e edifícios comerciais e residenciais, além de incorporar soluções de proteção inteligente e autônoma por meio de videomonitoramento.

A solução que o SegurPro está planejando contemplará aspectos como segurança cibernética e inteligência cibernética, que também constam no escopo do projeto. Haverá, ainda, o planejamento e a gestão de serviços de prevenção e combate a incêndios e atendimentos emergenciais, além de procedimentos operacionais padrões que incluem o uso de aplicativos de celular para que os próprios habitantes e empresas residentes registrem incidências de segurança e realizem comunicação direta com o Centro de Controle.

Até a fase final de implantação do projeto, somente a SegurPro prevê a geração de mais de 500 novas vagas de emprego. “Aguaduna contará com as soluções de segurança mais avançadas do mercado e um time de profissionais altamente qualificado para responder às necessidades do empreendimento em tempo real no esquema 24h por dia, sete dias por semana”, conclui Fernando Ventura.

“Desde o começo do projeto de Aguaduna priorizamos a busca de parceiros estratégicos e a implementação da tecnologia e do conhecimento com o objetivo de conceber um modelo de cidade mais habitável, resiliente e sustentável. Estamos muito satisfeitos com a mais nova parceria estratégica firmada com a SegurPro, e também com toda a confiança e ampla experiência que a companhia deposita na nossa missão de desenvolver um modelo completamente novo de cidade inteligente que valoriza as pessoas, a sociedade e a natureza”, afirma o empresário espanhol Tarek Al Masri, sócio da Seed Global Advisoring (SGA) e um dos responsáveis pelo projeto de Aguaduna.

O acordo que selou a participação da SegurPro no projeto de Aguaduna teve a colaboração da EAN Energia, consultoria especializada em energias renováveis e que promove o relacionamento, a identificação e a conexão dos parceiros tecnológicos que serão os ativadores do projeto de Aguaduna. A EAN foi fundada por Eduardo Angelo, executivo com mais de 35 anos de experiência no mercado latino-americano de energia.

Um novo modelo de cidade inteligente

Com obras previstas para serem iniciadas no segundo semestre de 2021, Aguaduna inaugura um modelo diferenciado de cidade inteligente, dedicado a recuperar o equilíbrio entre a sociedade e a natureza a fim de melhorar a qualidade de vida de seus habitantes e preservar o entorno natural. O projeto utiliza a inovação, a tecnologia e a conectividade em benefício da população e de seu entorno. Cerca de 380 mil pessoas, abrangendo a população de Entre Rios e redondezas, serão beneficiadas com o empreendimento.

O investimento total estimado para o projeto é de mais de 2 bilhões de euros, com uma expectativa de geração de emprego estável de mais de 30 mil postos de trabalho para trabalhadores não residentes em um período de 15 anos, quando a cidade espera acolher 36.000 habitantes. Parte do montante investido será direcionado ao progresso da região e à geração de conhecimento a ser compartilhado com toda a comunidade.

Aguaduna é um empreendimento binacional concebido na Espanha e no Brasil e propriedade da empresa de capital espanhol Naurigas Emprendimientos, com participação das famílias Matutes Mestre e Espallargas, além de conceituado e desenvolvido pela Seed Global Advisoring (SGA), empresa espanhola especializada em desenvolvimento de projetos.

Referência em economia circular

Indo além do conceito de cidade inteligente, Aguaduna reunirá em um mesmo complexo unidades residenciais, um polo de geração de inovação, espaços destinados à educação e capacitação profissional e instalações turísticas, sempre em harmonia com a natureza tropical da região.

Em sinergia com as comunidades vizinhas, Aguaduna terá entre seus principais pilares a economia circular; a criação de empregos em setores como Internet das Coisas (IoT) e gestão de dados; e a priorização a modais alternativos de transporte, incluindo meios de locomoção autônomos, compartilhados e não poluentes.

O projeto também contará com a produção de alimentos orgânicos in loco, a partir de programas de capacitação em agricultura ecológica e permacultura – um conceito que visa melhorar a vida da comunidade no meio urbano por meio de pequenos sistemas produtivos. A proposta também inclui o desenvolvimento de recursos naturais, a incubação de negócios locais e a construção de um Centro de Inovação Culinária. O objetivo é implementar um sistema alimentar eficaz, fundamental para um ecossistema de inovação focado em proporcionar segurança para a comunidade.

Além da Siemens e da SegurPro, o projeto Aguaduna já atrai conversas com outras empresas, uma vez que seu modelo de negócios implica a construção de uma base sólida por meio de parcerias estratégicas. Os promotores do projeto também estão trabalhando com diferentes certificações em nível internacional para garantir um estilo de vida saudável, além de um dos aspectos fundamentais do projeto: a neutralidade das emissões.

Com informações da Assessoria de Imprensa 

Publicidade
spot_img
spot_img

Últimas Matérias