ONU SELECIONA PPP DA NOVA CEASA COMO UMA DOS MELHORES DO MUNDO PELA SEGUNDA VEZ

Projeto foi escolhido dentre 120 iniciativas ao redor do mundo e será apresentado no 5º Fórum Internacional PPP da UNECE 2021

A Organização das Nações Unidas (ONU) selecionou a Parceria Público-Privada (PPP) da Nova Ceasa, iniciativa do Governdo do Estado do Piauí,  como uma das 20 melhores do mundo. O projeto da PPP será apresentado em um Fórum Internacional que acontecerá de 22 a 23 de abril deste ano, no Palácio das Nações Unidas, em Genebra. Esta é a segunda vez que a Nova Ceasa é selecionada para o evento.

A PPP da Nova Ceasa foi selecionada pelo secretariado da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (Unece) dentre 120 projetos do mundo inteiro. “É um reconhecimento dos resultados de ações de segurança alimentar, responsabilidade social e sustentabilidade”, destaca a superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí, Viviane Moura.



O 5º Fórum Internacional PPP da UNECE 2021 vai destacar os planos de recuperação para cidades, através de projetos regionais de desenvolvimento que possam atender aos desafios de construção de um novo normal. Devido à pandemia da Covid-19, o evento acontece de forma híbrida, e a maior parte do evento será realizada remotamente. Além disso, a organização deste ano contará um júri para avaliar os projetos e dar prêmios aos vencedores.

A parceria entre o Governo do Estado do Piauí e a empresa Brazil Fruit, concessionária vencedora da licitação pública, conseguiu, em apenas três anos, reformar, modernizar e ampliar toda a estrutura física da maior Central de Abastecimento do Piauí. O projeto social selecionado para apresentação na sede da ONU é o Banco de Alimentos, criado em 2018 com o objetivo de captar, triar e distribuir gêneros alimentícios para mais de sete mil pessoas em situação de vulnerabilidade, atendidas em 25 entidades cadastradas, entre creches, abrigos, comunidades terapêuticas e programas educacionais. Em 2020, foram distribuídos 250 mil quilos de frutas, verduras, legumes e cereais para famílias carentes do Piauí.

Desde a criação do Banco, 550 toneladas de alimentos foram arrecadados entre os permissionários. A ação ajuda no combate à fome e ao desperdício de alimentos e ainda apoia as entidades beneficiadas. No Lar de Maria, que recebe crianças em tratamento de câncer, a cozinha de uma das unidades foi reformada. A associação de mães ‘Gaivotas que Voam Longe’, que atende crianças carentes de uma das áreas mais pobres da capital piauiense, ganhou uma área de lazer com campo de futebol, um antigo sonho dos idealizadores.

O Banco de Alimentos da Nova Ceasa está inserido na política de “contrapartida social” prevista na elaboração dos projetos de parcerias público-privadas do Piauí. Todas as demais concessionárias também adotam ações de responsabilidade social. “É um diferencial do nosso programa que conta com a parceria da iniciativa privada, tanto para a criação da estrutura que a população precisa e que o Estado não pode oferecer sozinho, quanto para ações que ajudem a promover o desenvolvimento social das comunidades em situação de vulnerabilidade”, explica Viviane Moura.

A UNECE foi estabelecida em 1947 para promover a cooperação econômica entre os seus Estados membros. É uma das cinco comissões regionais sob a direção administrativa das sedes das Nações Unidas. Em 2018, o projeto piauiense foi o único represente brasileiro selecionado para o Fórum.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Governo do Piauí 

Publicidade
spot_img
spot_img

Últimas Matérias