spot_img

ELETROMOBILIDADE

Quais são os desafios para a eletromobilidade no Brasil e como os gastos no setor são também investimentos

 

A maneira como se entende a mobilidade urbana mudou muito com a chegada de novas tecnologias: o ‘novo normal’ fez com que mudanças que já estavam ocorrendo dentro desse setor fossem aceleradas e soluções inovadoras passaram a ser essenciais para garantir mais sustentabilidade para as cidades.

O Connected Smart Cities & Mobility realizou um webnar para discutir a eletromobilidade e universalização de carros elétricos que contou com a presença do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, além de Jens Giersdorf, Diretor de projeto – GIZ – Cooperação Alemã, Sergio de Oliveira Jacobsen, CEO – Operating Company Smart Infrastructure – Siemens Brasil e a diretora executiva do Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP), Clarisse Cunha Linke.

De acordo com Igor Calvet, o governo já está trabalhando para que a infraestrutura de recarga, com novos modelos de negócios públicos e privados, seja possível no país: “Todos os países enfrentam talvez os mesmos obstáculos: custo, autonomia, tempo de recarga, infraestrutura de recarga e, por fim, assimetria de informação do consumidor”.

Discutir mobilidade é um dos grandes desafios para cidades se tornarem mais inteligentes e conectadas. O monitoramento de fluxo em tempo real nas vias através de câmeras e sensores, sistemas de controle semafóricos e os próprios aplicativos de mobilidade que indicam rotas alternativas são exemplos de como a tecnologia está alterando a maneira de como se entende o setor.

Dentro desse contexto, para que exista uma mudança dentro do setor de eletromobilidade no país, é preciso que o país tenha financiamento para colocar em prática as estratégias do setor. Investir em mobilidade elétrica é transformar o ecossistema de transportes e investir também em uma melhora da qualidade de ar, saúde e mobilidade para a população.

QUER SABER MAIS SOBRE ELETROMOBILIDADE? CONFIRA NOSSAS MATÉRIAS:
Série Mobilidade Inteligente | Bloco #04 – Eletromobilidade e a universalização de carros elétricos no brasil
AUMENTA O INTERESSE PELA ELETROMOBILIDADE NO PAÍS
ELETROMOBILIDADE E OS DESAFIOS NO CENÁRIO BRASILEIRO

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos