spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesESPECIAL CIDADES: CAMPINAS

ESPECIAL CIDADES: CAMPINAS

A cidade de Campinas é destaque no eixo de Tecnologia e Inovação do Ranking Connected Smart Cities 2020

A cidade de Campinas foi a quarta colocada no Ranking Connected Smart Cities 2020, que tem como objetivo mapear as cidades brasileiras com o maior potencial de desenvolvimento. A cidade foi destaque no eixo de Economia (1° lugar), Empreendedorismo (3° lugar) e Tecnologia e Inovação (3° lugar), o que evidencia os esforços dos últimos anos na implantação de políticas públicas, planos e projetos que fomentem a busca de conhecimento e inovação.

Um dos principais ativos da cidade é a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), que possibilitou maior desenvolvimento econômico e tem consolidado a região como modelo de polo de CT&I no mundo.  Inspirada no Parque de Stanford no Silicon Valley, a Universidade criou um Parque Científico e Tecnológico, localizado no seu campus universitário e, como consequência, concentra cada vez mais o conhecimento voltado para o benefício da Região Metropolitana de Campinas.

Em 2019, a cidade de Campinas foi a primeira colocada no Ranking justamente por se destacar no eixo de Tecnologia e Inovação, possuindo 45,7% das conexões de fibra ótica com velocidade superior a 34mbs, ter um quarto dos empregos ocupados por profissionais com ensino médio, possuir 29 ligações de internet para cada 100 habitantes, apresentar 21,9 depósitos de patentes por 100 mil habitantes, além de contar com ambientes de inovação (5 parques tecnológicos e 5 incubadoras de empresa) e apresentar 4,9 de crescimento do número de empresas de tecnologia, mesmo em período de crise econômica.

Em Janeiro de 2021, Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility, entrevistou o Prefeito de Campinas, Jonas Donizette, para entender como o grande dinamismo empresarial conferiu recentemente à cidade a condição de única metrópole que não é capital, de acordo com a pesquisa Regiões de Influência das Cidades – Regic do IBGE. Confira a entrevista completa aqui.

O Ranking Connected Smart Cities, foi elaborado em 2015 pela Urban Systems em parceria com a Necta, com o objetivo de reconhecer as cidades do Brasil com grande potencial de desenvolvimento, com mais de 50 mil habitantes, em diversas categorias e que podem se tornar uma cidade inteligente, de acordo com a sua classificação. Para saber mais informações sobre o Ranking Connected Smart Cities clique aqui. 

SAIBA MAIS SOBRE A CIDADE DE CAMPINAS:
CAMPINAS: PARCERIA VIABILIZA SETOR DE ILUMINAÇÃO
CONSULTA PÚBLICA DO TREM INTERCIDADES ATÉ CAMPINAS DEVE OCORRER ENTRE OUTUBRO E NOVEMBRO
IBGE: VITÓRIA, FLORIANÓPOLIS E CAMPINAS GANHAM CONDIÇÃO DE METRÓPOLE

 

 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos