EMPRESA DE TECNOLOGIA PROPORCIONA NOVAS PERSPECTIVAS DE SALA DE AULA NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Big Brain oferece educação tecnológica para mais de 9 mil instituições públicas de ensino no Brasil

Hoje, mais do que nunca, a educação tecnológica planejada é essencial para todas as instituições de ensino. A Big Brain, empresa que desenvolve soluções de tecnologia educacional e principal parceira da Microsoft na América Latina, já implementou o projeto digital em mais de 9 mil unidades escolares no âmbito público no Brasil, em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Maranhão.

As escolas da Prefeitura do Rio de Janeiro são algumas das unidades que estão realizando essa transformação digital. Por meio do acesso a plataforma Microsoft Teams, e-mails e ferramentas do Microsoft Office, foi possível manter as aulas onlines para mais de 581 mil alunos e 20 mil docentes, totalizando mais de 601 mil usuários. “As experiências desse processo inicial têm demonstrado que as novas tecnologias auxiliam e, muitas vezes são propulsoras de aprendizagem. Com a formação de professores, são superados os desafios e é possível explorar cada vez mais as potencialidades dos recursos tecnológicos”, afirma a subsecretária da Educação do RJ, Rejane Faria.

A adaptação dos professores e alunos a tecnologia foi um grande desafio no início, mas a evolução foi gradativa e hoje há diversos relatos positivos em salas de aula online. A professora Isabela Gonçalves, da Escola Municipal Cientista Mário Kroeff, relata que a plataforma facilitou o contato com os alunos, principalmente, para esclarecer dúvidas ao vivo. Assim foi possível manter o “convívio” entre professores e alunos, mesmo de maneira virtual.

Na visão do sócio da Big Brain, Ronei Pasquetto, já estamos em um passo acelerado para a universalização do uso de tecnologias, com a demanda urgente da utilização de plataformas com o impacto da Covid-19. Nas escolas da rede pública, a oferta de ambiente digital gratuito vem para estimular, desmistificar e, principalmente, encorajar os Governos a implantarem políticas públicas que sejam voltadas para uma educação pautada no uso da tecnologia, que será grande diferencial para os alunos que já são nativos digitais, assim proporcionar uma melhor formação para mercado de trabalho no futuro.

“Usar ou não a tecnologia na educação hoje já não pode ser mais tema de debate. É preciso integrá-los à educação da melhor forma possível e percebemos que as escolas públicas estão buscando o melhor caminho de usufruir desse recurso, alinhados a todos princípios que estão postos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, ressalta Pasquetto.

Em São Paulo, a Big Brain faz parte do desenvolvimento do 1º Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP), inaugurado dia 18 de novembro, na Escola Estadual Professora Zuleika de Barros Martins Ferreira. O espaço atenderá toda a rede estadual da cidade, com capacidade para formar 1.200 pessoas por dia em vários turnos.

Este primeiro CIEBP é visto como uma “vitrine” para o desenvolvimento de mais 15 centros projetados. A Big Brain atua no projeto Minecraft, com objetivo de gamificação e imersão no contexto educacional, sessões de formações remotas para os professores e suporte técnico e pedagógico para a utilização das ferramentas.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

A implantação do projeto digital é totalmente gratuito para as escolas cadastradas no MEC. Ocorre o diagnóstico para modelar o projeto à médio ou longo prazo, e depois a criação do ambiente digital, domínio da instituição, liberação das contas para todos alunos e professores, a formatação e a personalização do painel de serviços e funcionalidades. Além disso, há um guia didático básico de implementação das ferramentas do Office 365, Microsoft Teams e um programa de conteúdos de Educação a Distância Grátis (EDG) da Microsoft, como webinars e workshops periódicos agendados pela Big Brain, para o desenvolvimento das habilidades práticas do projeto.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Big Brain

Publicidade

Últimas Matérias

ABES E BRAZILLAB FECHAM PARCERIA PARA ESTIMULAR INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO

Participantes terão acesso gratuito, por um período de seis meses, aos serviços e experiência da Associação nas áreas jurídica, regulatória, tributária e mercadológica A ABES...

ABCON E ABDIB ABREM WEBSÉRIE GRATUITA PARA CAPACITAR AGENTES PÚBLICOS SOBRE O NOVO MARCO REGULATÓRIO DO SANEAMENTO

Primeira sessão de debates será realizada na sexta-feira, 26.02, com o tema Regionalização: Segurança Jurídica e Viabilidade Econômica A ABCON/SINDCON, entidade das operadoras de saneamento,...

PRIORIZAR AS PESSOAS É DESAFIO PARA A MOBILIDADE

Especialistas apontam que o protagonismo do cidadão deve ser o caminho para o futuro da mobilidade urbana As cidades estão em transformação e, inevitavelmente, as...

MCOM E TELEBRAS APRESENTAM PROTÓTIPO DE INTERNET MÓVEL VIA SATÉLITE PARA VEÍCULOS E EMBARCAÇÕES

Tecnologia inédita no Brasil abre uma série de possibilidades para aplicação em áreas como saúde, segurança pública, defesa e meio ambiente A conexão de internet...

SP OFERECE CURSO DE APOIO E FORTALECIMENTO DO EMPREENDEDORISMO FEMININO ÀS MULHERES COM DEFICIÊNCIA DO ESTADO

De forma gratuita e em parceria com o SEBRAE o curso promoverá o incentivo às mulheres com deficiência na geração de renda por meio...