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1ª CONFERÊNCIA DA PLATAFORMA NACIONAL DE MOBILIDADE ELÉTRICA ACONTECE DE 16 A 19 DE NOVEMBRO

Eliane Bueno
Eliane Bueno
Assessora de Imprensa da Necta - Conexões com Propósito

O evento será realizado em formato virtual e reunirá especialistas nacionais e internacionais para debater com profundidade a mobilidade elétrica no Brasil

Entre os dias 16 e 19 de novembro de 2020 será realizada a 1ª Conferência da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica. A iniciativa acontece em formato 100% digital e reunirá especialistas nacionais e internacionais para debater a mobilidade elétrica no Brasil. As inscrições para o evento estão disponíveis AQUI. 

Lançada em 2020, a Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME) agrega mais de 30 instituições da indústria, poder público, sociedade civil e academia e foi pensada a partir do contexto de que o Brasil precisa reduzir em 43% os seus níveis de emissões de gases de efeito estufa até 2030, conforme o compromisso firmado, em 2016, no Acordo de Paris da Convenção de Clima da ONU (Organização das Nações Unidas). A PNME é um espaço para fomentar o desenvolvimento do setor no país.

“A semana da mobilidade elétrica está inserida nesse contexto, pois para atingir essa meta é necessária a implementação de políticas em diversas áreas, incluindo no setor de transportes, onde consideramos ainda o atual cenário de pandemia da Covid-19, visto que uma recuperação econômica no Brasil e no mundo precisa levar em conta um futuro com carbono neutro”, enfatiza o coordenador de projeto da GIZ e coordenador-executivo da PNME, Marcus Regis.

Regis destaca, ainda, que a plataforma foi pensada também para oferecer dados, estudos técnicos e argumentos que ajudem na etapa de construção das políticas para o setor no país. “Nesse sentido, a 1ª Conferência da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica vai permitir ampliar o alcance da plataforma e da discussão desse tema fundamental para o cenário brasileiro e mundial, por meio das várias abordagens e presença de especialistas nesta pauta. É importante destacar que o avanço de uma mobilidade sustentável e elétrica no Brasil depende do envolvimento dos vários atores”.

PROGRAMAÇÃO

A programação do evento contempla temas como: Governança e cooperação para a Mobilidade Elétrica no Brasil; A Mobilidade Elétrica como tema fundamental para a sustentabilidade econômica e ambiental no Brasil; Desafios brasileiros para a implantação da Mobilidade Elétrica; e Ações concretas para promover a Mobilidade Elétrica no Brasil.

SOBRE O TRABALHO DA PLATAFORMA NACIONAL DE MOBILIDADE ELÉTRICA (PNME)

A PNME começou a partir de um diagnóstico elaborado no segundo semestre de 2019, tendo o seu início oficial em fevereiro de 2020. A liderança e o planejamento estratégico são feitos por um Conselho Gestor, formado por um grupo de instituições que incluem órgãos governamentais, agências, indústria e sociedade civil. O Secretariado-Geral, sob coordenação do Ministério Alemão de Cooperação Econômica e para Desenvolvimento, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, juntamente com o iCS (Instituto Clima e Sociedade), é responsável pela gestão da plataforma e organização das atividades.
Atualmente, a PNME conta com uma Comissão de Ciência & Tecnologia, que reúne nomes relevantes da pesquisa em mobilidade elétrica no Brasil. E dois grupos de trabalho que focam em: alavancar a eletrificação do transporte público e promover a formação profissional voltada a mobilidade elétrica no país. O propósito da plataforma é fomentar pesquisas, projetos e soluções tecnologias junto aos tomadores de decisão para a construção de políticas públicas para o setor.

Dessa forma, a iniciativa tem importante papel na promoção da mobilidade elétrica e no desenvolvimento da eletrificação de transportes no Brasil, contribuindo com uma estrutura de governança que articula estas discussões e iniciativas com o objetivo de aumentar a sua eficácia e seu impacto. A PNME atua como um espaço de articulação que congrega os principais atores da mobilidade elétrica, potencializando os sucessos dessas instituições em seu trabalho.

Para Marcel Martin, coordenador do portfólio de Transportes no iCS e coordenador-executivo da PNME, a falta de competitividade é um fator que ainda dificulta o crescimento da eletrificação no mercado brasileiro. “Temos o desafio aqui de mudar a lógica do mercado. Em outros países as montadoras já estão olhando para esse futuro, mas aqui a discussão é tímida. Precisamos focar na transição do veículo movido por combustíveis fósseis para o de zero emissões. O Brasil tem que olhar para a economia do futuro, que com certeza não é baseada nos veículos movidos a combustíveis fósseis.”

Segundo Martin, a eletrificação do transporte público é a que mais tem se desenvolvido atualmente no Brasil. “A pandemia de Covid-19 pode retardar um pouco o avanço dessa agenda, mas várias cidades do país já preveem a implementação de ônibus elétricos em suas frotas, como Campinas, Salvador, Santo André, São Bernardo e São Paulo”, destacou.

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