spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSTecnologiaO IMPACTO DA IoT E BIG DATA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NAS CIDADES

O IMPACTO DA IoT E BIG DATA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NAS CIDADES

A aplicação desses recursos em cidades facilitam o planejamento urbano e resultam em uma diminuição de custos e aumento na eficiência dos serviços

Internet of Things, ou IoT, é a capacidade que objetos possuem de interagir entre eles por meio da geração de dados. Com a modernização de recursos tecnológicos, essa interação não está apenas restrita a computadores e smartphones: cada vez mais, utensílios utilizados no dia a dia dos cidadãos, como geladeiras, carros e até suas residências, podem gerar dados a partir de sua utilização. 

O volume de produção de dados tem aumentado exponencialmente todos os anos e a necessidade de estruturar essas informações nunca foi tão importante. Com essa nova massa de dados, é inevitável a construção de novas ferramentas capazes de gerenciar essas informações e proporcionar o desenvolvimento de soluções voltadas para os mais diferentes setores da sociedade, sendo talvez o principal deles a cidade. 

No contexto de cidades, smart cities são aquelas que conseguem utilizar esses recursos para facilitarem o planejamento urbano, melhorarem os serviços públicos, reduzirem custos e também facilitarem o contato entre gestores públicos e cidadãos. Neste sentido, as informações geradas pela população sempre foram essenciais para a gestão de uma cidade e, com o avanço da tecnologia e popularização de mídias sociais, é possível que o governo consiga utilizar o conjunto de informações geradas através da digitalização da vida social

Além disso, ao incentivar o uso dessas tecnologias na esfera pública, a abertura desses dados não só promove transparência, como é um elemento chave para o desenvolvimento de pesquisas tecnológicas, sendo o acesso a esses dados essencial para estudos que tem como objetivo o desenvolvimento das cidades. O resultado disso é um impulsionamento de empresas de tecnologia e inovação, expansão do mercado e a diminuição da necessidade do governo de fazer altos investimentos. 

O Connected Smart Cities Digital Xperience irá destinar um painel para discutir IOT e inovação nas cidades, levantando a questão de como as cidades podem aproveitar ao máximo esse ecossistema conectado. Para mais informações sobre o evento, clique aqui. 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos