PARCERIA ENTRE EXATI E CORPUS TRANSFORMOU SALTO EM UMA SMART CITY

Utilização de sistema de gerenciamento beneficiou mais de 100 mil moradores

A prefeitura de Salto, em São Paulo, trabalha em conjunto com a Corpus para levar mais conforto e autonomia para a população através da oferta de serviços públicos de qualidade. A Corpus é responsável pelas coletas, transporte e destinação final de resíduos sólidos e opera serviços de zeladoria urbana gerais. 

Em função dos diversos serviços, a maior dificuldade que a empresa tinha era em relação à centralização da comunicação em um só canal e a arquivação dos documentos preenchidos manualmente. 

Para que a gestão fosse a melhor possível, a Corpus uniu-se a Exati, que proporcionou uma plataforma única para a realização de todo o monitoramento e administração de recursos para levar os serviços da corporativa para todos os cidadãos de Salto.

PRINCIPAIS PROBLEMAS ENCONTRADOS 

Ao realizar a coleta dos resíduos de saúde da cidade, a Corpus tinha diversos problemas para traçar as rotas que seriam feitas todos os dias pelos trabalhadores. Além disso, como os serviços da Corpus são realizados através de caminhões e furgões, em sua maioria, a garagem da cooperativa possui um fluxo intenso de veículos

Na coleta de lixo, o maior problema que se enfrentava era a contaminação sofrida pelos colaboradores atuantes no recolhimento dos resíduos. Em relação à documentação, o principal problema enfrentado pela Corpus era a dificuldade em centralizar todas as informações que eram recebidas para manter tudo organizado em um mesmo local. 

AS SOLUÇÕES

Com o aplicativo da Exati em atuação com os colaboradores da Corpus, é possível traçar uma rota de realização do serviço antes mesmo do caminhão sair da garagem. Isso garante uma checagem dos pontos em que é necessário realizar a coleta e também onde não tem nenhum material para ser recolhido.

Também através do recurso de registro fotográfico, os trabalhadores realizam a pesagem do resíduo recolhido, tiram uma foto, e depois de o colocar no caminhão, tiram outra foto da cabine onde o lixo é armazenado, mas vazia.

Como cada colaborador possui um aparelho móvel com o aplicativo da Exati, sempre antes de iniciar a jornada de trabalho eles recebem instruções sobre o horário de saída e a rota que devem adotar para realizar o serviço daquele dia.

Essa organização para realizar a saída do parque de serviço garante, também, que o trânsito dos arredores da garagem da Corpus não seja atrapalhado pela empresa.

Para evitar a contaminação na coleta de lixo, os caminhões da Corpus também adotam um padrão tecnológico especial. Encaixando as lixeiras no suporte, o caminhão, sem que os colaboradores precisem fazer um contato direto com o resíduo, despeja o conteúdo em sua caçamba.

Também foram instalados diversos ecopontos pela cidade, para que os cidadãos pudessem realizar o descarte de materiais recicláveis quando quisessem. 

Com a utilização de um aplicativo para realizar as operações que antes eram feitas por papel, a Corpus conseguiu centralizar toda a comunicação em um só canal. Os documentos agora podem ser localizados na palma da mão, por meio de smartphones, tablets e computadores

“Nosso grande ganho foi a capacidade de evidenciar que estávamos realizando os serviços com um padrão de qualidade de acordo com o contrato. A ferramenta possibilitou extrair informações e dados para prestar contas com o contratante, criando um vínculo de confiança”, comenta o analista de planejamento da Corpus, Mickey H. Sigrist.

QUAIS OS RESULTADOS?

A parceria gerou resultados positivos: foram mais de 1557 operações de podas e remoções de árvores, 37.2 toneladas de resíduos coletados e 104.000 moradores beneficiados.

O sistema da Exati também auxiliou no quesito transparência, ou seja, demonstrar à prefeitura informações sobre todos os serviços que seriam realizados 

Além disso, a ferramenta permitiu que todos os serviços fossem concentrados em uma só plataforma, permitindo que os gestores acompanhassem tudo o que está sendo feito, em todas as áreas e em tempo real.

Dessa forma as equipes da Corpus conseguem realizar o trabalho de forma rápida, simplificada e segura, com qualidade no atendimento à população. 

A parceria tornou o atendimento mais eficiente e contribuiu para que Salto fosse destaque nacional nas áreas de gestão de arborização e resíduos urbanos. Mais detalhes da parceria em: https://www.youtube.com/watch?v=JHJ33S_65Ew&feature=youtu.be

Fonte: Com informações da Exati

Publicidade

Últimas Matérias

TECNOLOGIA VOLTADA PARA O SANEAMENTO

A falta de acesso a rede de água e esgoto é ainda um dos principais desafios para as cidades brasileiras. Entenda como a tecnologia...

VITÓRIA: EVENTO REÚNE ESPECIALISTAS PARA DEBATER SOBRE SMART CITIES

O evento acontece em formato virtual e apresentará o Plano de Cidades Inteligentes para a capital capixaba, 5ª cidade mais conectada do País, de...

PROBLEMAS SAZONAIS X SOLUÇÕES PONTUAIS: O ERRO HABITUAL DOS PLANOS DE GOVERNO LOCAIS

Seria muito bom viver em cidades que criaram soluções criativas para lidar com os novos desafios  Aconteceu algo muito ruim na minha cidade natal: o...

ABES E BRAZILLAB FECHAM PARCERIA PARA ESTIMULAR INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO

Participantes terão acesso gratuito, por um período de seis meses, aos serviços e experiência da Associação nas áreas jurídica, regulatória, tributária e mercadológica A ABES...