spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSSaúdePREFEITURA DE SÃO PAULO LANÇA PLATAFORMA PARA HOMENAGEAR VÍTIMAS DA COVID-19

PREFEITURA DE SÃO PAULO LANÇA PLATAFORMA PARA HOMENAGEAR VÍTIMAS DA COVID-19

Site ‘A Última Homenagem’ centraliza serviços, oferece conteúdo de apoio à saúde mental em período de luto e memorial online com mensagens às vítimas

Prefeitura de São Paulo lança nesta terça-feira (7) a plataforma digital “A Última Homenagem“, para homenagear as vítimas fatais do Covid-19 no Município, centralizando os serviços relativos aos óbitos causados pela pandemia e disponibilizando um mural de mensagens virtuais enviadas por amigos e familiares das vítimas.

SOBRE “A ÚLTIMA HOMENAGEM”

O site “A Última Homenagem” é uma iniciativa que vai proporcionar apoio às famílias e amigos das vítimas, possibilitando que publiquem mensagens e fotos em tributo aos seus entes queridos e orientações sobre o protocolo de sepultamento específico para Covid-19.

A plataforma também funciona como repositório para conteúdos especializados sobre luto e saúde mental, endereços e telefones úteis para os serviços municipais de referência, e inclui o botão “Desejo conversar com alguém”, que direciona o usuário para o preenchimento de um formulário simples que é encaminhado diretamente para a equipe de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, encarregada por entrar em contato e dar o direcionamento adequado ao caso.

A SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO DA COVID-19

A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) projeta que, em situações de eventos extremos, como desastres, guerras e pandemias, entre um terço e metade da população pode apresentar impactos psicossociais. As normas sanitárias indispensáveis para evitar a proliferação do vírus esbarram em nossos mais antigos rituais sociais, como a celebração de nascimentos, aniversários, casamentos e cerimônias fúnebres. O momento exige a imposição de grandes restrições para a realização de velórios e enterros e a incapacidade de se realizar cerimônias de despedida, tão presentes em nosso imaginário e parte fundamental do processo de luto, associada a um contexto de incerteza e isolamento social, pode se mostrar extremamente prejudicial para as famílias e círculo social enlutado.

É neste contexto que a iniciativa A Última Homenagem surge, como ferramenta virtual auxiliar no processo de luto e provedora de informação sobre o tema, mantendo a Prefeitura próxima ao cidadão e, ao mesmo tempo, respeitando as normas sanitárias de isolamento.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos