spot_img
HomeCONTEÚDOSEventosPATROCINADORA DO CSC, TPF ENGENHARIA APRESENTARÁ SOLUÇÃO DE LIMPEZA E COLETA DE...

PATROCINADORA DO CSC, TPF ENGENHARIA APRESENTARÁ SOLUÇÃO DE LIMPEZA E COLETA DE LIXO URBANO NA EDIÇÃO 2019

A TPF Engenharia apresentará no Connected Smart Cities 2019 o case do primeiro Centro de Controle Operacional de coleta de lixo e limpeza urbana em operação no Norte/Nordeste do país. O CSC entrevistou o gerente do projeto, Eduardo Scalia, que enfatizou a importância do evento e das iniciativas voltadas para smart cities.

A gestão do lixo é um grande desafio não apenas para o Brasil, mas para o mundo. O acesso ao saneamento foi elencado pela ONU como um dos dezessete objetivos que devem ser atingidos pelo desenvolvimento sustentável. Alinhados com essa prioridade, empresas e governos têm investido em ações para melhorar a qualidade dos serviços de coleta de lixo e limpeza urbana nas cidades, dado o impacto que essas atividades produzem na saúde das pessoas e na preservação do meio ambiente. Como não há cidade inteligente sem sustentabilidade, essa pauta é fundamental para o desenvolvimento das smart cities.

Nesse sentido, o Connected Smart Cities, que acontece em São Paulo nos dias 17 e 18 de setembro de 2019, traz essa questão para debate e apresentará cases sobre o tema, como o da TPF Engenharia, empresa patrocinadora bronze do evento, que implementou e opera no Recife o primeiro Centro de Controle Operacional de limpeza e coleta de lixo urbano do Norte/Nordeste do país.

Em entrevista ao Connected Smart Cities, o gerente do projeto “Central de Controle Operacional” da TPF Engenharia, Eduardo Scalia, enfatizou a importância do evento para o desenvolvimentos de cidades inteligentes no Brasil e das iniciativas da companhia nesse contexto.

Acompanhe a entrevista com o executivo da TPF Engenharia:

CSC: Por que participar mais uma vez do Connected Smart Cities e quais as expectativas?
Eduardo Scalia: Estamos participando do evento Connected Smart Cities 2019 porque acreditamos que é preciso fomentar a troca de experiências sobre soluções bem sucedidas para cidades inteligentes. Entendemos que o setores público e privado precisam unir forças para promover a transformação digital das cidades brasileiras. No Connected Smart Cities 2019, a equipe da TPF Engenharia estará presente em nosso estande apresentando as diversas soluções que a Empresa oferece para tornar projetos e serviços urbanos mais eficientes e eficazes.

Destacamos entre as soluções de smart city que oferecemos o Centro de Controle Operacional (CCO) que a TPF Engenharia implantou e opera para a cidade do Recife, pelo enorme valor que essa solução entrega.

Esse projeto, iniciado em 2016, já produziu impactos positivos substanciais. Ao longo de nossos 3 anos de contrato, a operação do CCO aumentou a eficiência dos 26 serviços monitorados em mais de 15%, reduziu seus custos em 6% e os atrasos nas atividades foram eliminados. Além disso, de forma inédita no país, foi realizado o monitoramento eletrônico por meio de rastreadores portáteis do serviço de varrição manual, que possibilitou a redução de mais de 14.000 km de eixos de vias varridos desnecessariamente, representando uma economia de mais de R$ 750 mil reais por mês aos cofres públicos.

CSC: Qual a relação entre a atuação da TPF Engenharia com o Connected Smart Cities e com o tema cidades inteligentes?
Eduardo Scalia: Desenvolvemos o primeiro Centro de Controle Operacional de limpeza e coleta lixo urbanos em operação no Norte/Nordeste brasileiros com o objetivo de imprimir eficiência e maior eficácia à gestão de serviços urbanos. O meio para atingirmos essas metas passava justamente pela transformação digital do modelo de gestão dos serviços de zeladoria urbana. Nesse projeto, unimos a nossa expertise em gerenciamento com tecnologias como IoT (internet das coisas), aplicativos móveis e Business Intelligence. Sistematizamos os dados de mais de 26 serviços, apoiando o planejamento, monitoramento e fiscalização da operação dessas atividades. Essas informações nos permitem hoje analisar diariamente a qualidade dos serviços efetuados, para efeito de suas medições e sanções administrativas aplicáveis.

CSC: A TPF Engenharia desenvolveu alguma iniciativa/projeto a partir das ações do Connected Smart Cities?
Eduardo Scalia: Durante o Connected Smart Cities 2019, esperamos construir parcerias que nos permitam aplicar o know-how que temos em gerenciamento ágil e digital tanto na área de zeladoria urbana quanto em novos projetos. Desejamos que nossa presença no evento, um dos mais importantes de cidades inteligentes da América Latina, aumente a visibilidade das competências da TPF Engenharia nesse mercado e nos permita abrir as portas para novos projetos  em smart cities em todo o país e também em outras cidades do mundo. Fazemos parte de um grupo internacional, com sede na Bélgica e presente em mais de 40 nações, o que facilita nossa atuação em outras localidades e amplia a nossa capacidade de entender as mais diversas realidades.

CSC: Qual a importância da parceria com o Connected Smart Cities para a sua organização?
Eduardo Scalia: É uma satisfação para a TPF Engenharia aliar seu nome a um evento consolidado como o um dos mais importante encontros sobre smart cities que acontecem em nosso país. Acreditamos ser fundamental para o desenvolvimento de nossa empresa entendermos o que outros players importantes no mercado de cidades inteligentes estão pensando e que soluções estão oferecendo.

CSC: Qual a importância do evento para o setor considerando o mercado brasileiro, da América latina e mundial?
Eduardo Scalia: Eventos como esse impulsionam a transformação digital das nossas cidades, pois criam um ambiente de trocas entre o setor público e o privado. O Connected Smart Cities, ao reunir representantes das esferas pública e privada em um mesmo ambiente, promove ganhos de sinergia no setor, pois permite maior alinhamento entre soluções ofertadas e necessidades existentes.

Sobre a TPF Engenharia
A TPF Engenharia dedica-se há mais de 50 anos à engenharia consultiva, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de regiões do Brasil, América Latina e África.  Ao longo de sua trajetória, acumulou experiências em gerenciamento, supervisão e elaboração de projetos.

QUER FAZER PARTE DO EVENTO QUE MAIS GERA NEGÓCIOS COM FOCO EM CIDADES INTELIGENTES? CLIQUE AQUI E SAIBA COMO! 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos