Novidade terá protótipo instalado na Intersolar, feira mais importante do setor
Uma das pioneiras no mercado de energia solar e líder na fabricação de painéis fotovoltaicos instalados no país, a Renovigi anuncia durante a Intersolar 2021, em São Paulo, uma solução sustentável para o carregamento de veículos elétricos. Conhecido como RenoCharge, o equipamento é um recarregador AC de baterias de veículos elétricos e/ou híbridos plug-in, desenvolvido em parceria com a Incharge, empresa brasileira que fabrica carregadores para mobilidade elétrica.
Durante os três dias de evento, haverá o protótipo de uma estação de recarga abastecida com energia solar no estande da Renovigi. O equipamento estará disponível para comercialização a partir de 2022 em dois modelos: 7,7 KWp (monofásico) ou 22 KWp (trifásico). “Como os números de veículos elétricos só crescem no Brasil e no mundo, a tendência é que logo as estações de recarga que utilizam energia solar se popularizem. Em São Paulo, por exemplo, há legislação em vigor que determina a obrigação de que novos condomínios verticais sejam obrigados a ter espaço para carregador de veículos elétricos e híbridos,” indica o acionista da Renovigi, Carlos Tadashi.
“Desenvolvemos essa solução pensando neste mercado que tende a crescer, alinhado com os valores da Renovigi de oferecer soluções com inovação e tecnologia para contribuir com o meio ambiente”, acrescenta Gustavo Müller Martins, presidente da Renovigi Energia Solar.
O funcionamento da estação de carregamento compreende em média 15 conjuntos de painéis que transformam a energia do sol em eletricidade. A energia gerada é armazenada no banco de baterias, formado por módulos, acoplados a um inversor que, além de monitorar a energia produzida, alimenta os veículos elétricos por meio de um carregador.
“Pesquisas mostram que até 2030 teremos de 20% a 30% de veículos elétricos na frota brasileira. Caminhamos para que esta seja uma realidade nas metrópoles e uma alternativa viável, já que para abastecer esta quantidade de carros seria necessário uma Usina de Itaipu inteira. Com a geração solar esta questão é resolvida”, projeta Eduardo Pina, Presidente da Incharge.
Segundo os testes realizados pela Renovigi, os resultados foram satisfatórios, aumentando a autonomia de um veículo elétrico e com curto tempo de recarga (que pode ser de 3 a 8 horas, dependendo da potência instalada). Esse resultado permite que essas unidades de recarga sejam instaladas em propriedades em locais remotos, distantes da rede elétrica.