spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSEnergiaRENOVIGI APRESENTA ESTAÇÃO SOLAR PARA CARREGAR VEÍCULOS ELÉTRICOS

RENOVIGI APRESENTA ESTAÇÃO SOLAR PARA CARREGAR VEÍCULOS ELÉTRICOS

Novidade terá protótipo instalado na Intersolar, feira mais importante do setor

Uma das pioneiras no mercado de energia solar e líder na fabricação de painéis fotovoltaicos instalados no país, a Renovigi anuncia durante a Intersolar 2021, em São Paulo, uma solução sustentável para o carregamento de veículos elétricos. Conhecido como RenoCharge, o equipamento é um recarregador AC de baterias de veículos elétricos e/ou híbridos plug-in, desenvolvido em parceria com a Incharge, empresa brasileira que fabrica carregadores para mobilidade elétrica.

Durante os três dias de evento, haverá o protótipo de uma estação de recarga abastecida com energia solar no estande da Renovigi. O equipamento estará disponível para comercialização a partir de 2022 em dois modelos: 7,7 KWp (monofásico) ou 22 KWp (trifásico). “Como os números de veículos elétricos só crescem no Brasil e no mundo, a tendência é que logo as estações de recarga que utilizam energia solar se popularizem. Em São Paulo, por exemplo, há legislação em vigor que determina a obrigação de que novos condomínios verticais sejam obrigados a ter espaço para carregador de veículos elétricos e híbridos,” indica o acionista da Renovigi, Carlos Tadashi.



“Desenvolvemos essa solução pensando neste mercado que tende a crescer, alinhado com os valores da Renovigi de oferecer soluções com inovação e tecnologia para contribuir com o meio ambiente”, acrescenta Gustavo Müller Martins, presidente da Renovigi Energia Solar.

O funcionamento da estação de carregamento compreende em média 15 conjuntos de painéis que transformam a energia do sol em eletricidade. A energia gerada é armazenada no banco de baterias, formado por módulos, acoplados a um inversor que, além de monitorar a energia produzida, alimenta os veículos elétricos por meio de um carregador.

“Pesquisas mostram que até 2030 teremos de 20% a 30% de veículos elétricos na frota brasileira. Caminhamos para que esta seja uma realidade nas metrópoles e uma alternativa viável, já que para abastecer esta quantidade de carros seria necessário uma Usina de Itaipu inteira. Com a geração solar esta questão é resolvida”, projeta Eduardo Pina, Presidente da Incharge.

Segundo os testes realizados pela Renovigi, os resultados foram satisfatórios, aumentando a autonomia de um veículo elétrico e com curto tempo de recarga (que pode ser de 3 a 8 horas, dependendo da potência instalada). Esse resultado permite que essas unidades de recarga sejam instaladas em propriedades em locais remotos, distantes da rede elétrica.

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE ENERGIA

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos