Novo recurso usa informações fornecidas e atualizadas pelos próprios usuários
O Moovit, uma empresa Intel, apresenta um novo recurso no aplicativo para informar em tempo real a lotação de ônibus, metrôs e trens e seus pontos, terminais e estações. A funcionalidade usa como base alertas fornecidos e confirmados pelos próprios usuários de forma colaborativa, para que todos possam ter uma melhor experiência na viagem.
O recurso faz parte da versão 5.70 do aplicativo. A funcionalidade estará disponível em todas as cidades em que o Moovit está presente – ou seja, 3.400 em 112 países, incluindo todas as capitais e 400 cidades no Brasil. As informações sobre lotação estarão disponíveis em ônibus, trens, metrôs, VLTs, barcas e todos os modais de transporte público exibidos no aplicativo.
O reporte sobre a lotação é feito de maneira simples e intuitiva:
Em pontos, terminais e estações: Ao selecionar uma Estação no Moovit, o usuário deve clicar no botão Reportar no inferior da tela, depois em “Reportar Condições do Serviço”, depois então em “Lotação” para selecionar um nível. Estarão disponíveis quatro opções: Vazio/Não lotado, Um pouco lotado, Lotado ou Muito lotado. A informação será exibida para os demais usuários que visualizarem a Estação pelos próximos 10 minutos – ou até alguém atualizá-la.
Em ônibus, metrôs e trens: Ao selecionar uma Linha, o usuário deve clicar no botão Reportar e seguir as orientações na tela, em um processo bem semelhante com as Estações. Há três opções para indicar a lotação do veículo: Assentos disponíveis, Apenas em pé ou Muito lotado. A informação também será exibida para os demais usuários pelos próximos 10 minutos – ou até alguém atualizá-la – nas telas de Rotas Sugeridas, Direções, Estações Ao Redor e Informações da Estação.
Validando ou Atualizando informações: Para quem usa celulares Android será possível confirmar ou atualizar as informações publicadas por outros usuários. Quando um relatório for exibido junto à Estação, quem estiver próximo poderá confirmar (✓) ou rejeitar (X) a informação que está na tela. Ao clicar no X, o usuário será convidado a atualizar o status para que reflita a situação atual. Esta função estará disponível no iOS em algumas semanas.
“Já temos uma bem-sucedida experiência no uso de conhecimento colaborativo com a Comunidade Mooviter, uma rede de 720 mil editores voluntários que nos ajudam a mapear, atualizar e checar informações em todo o mundo. Mais uma vez, acreditamos neste senso de comunidade para que os milhões de usuários do Moovit ajudem uns aos outros a terem uma melhor experiência no transporte público”, aposta Yovav Meydad, Vice-Presidente de Marketing e Expansão do Moovit.
Sobre o Moovit
Moovit, uma empresa Intel, é o líder global de Mobilidade como Serviço (MaaS), e o aplicativo de mobilidade urbana mais utilizado do mundo. Mais de 1B de usuários usam o Moovit gratuitamente para circular em mais de 3,400 cidades de 112 países. Para empresas e governos, o Moovit oferece suas soluções MaaS voltadas para operações e análise de dados, com comprovada eficiência em reduzir congestionamentos, aumentar o número de passageiros, e ampliar a eficiência e utilização dos serviços.