A solução para o contrato de concessão da BR-163/MT e retomada imediata das obras de duplicação pela Nova Rota do Oeste refletiram na redução de 80% do número de mortes, aumento de 232% na contratação de mão de obra e ainda no acréscimo de cerca de 105% do repasse de ISS aos municípios lindeiros à rodovia. Os resultados foram alcançados após o Governo de Mato Grosso, por meio da MT Par, assumir a gestão da Concessionária Nova Rota do Oeste em maio de 2023.
O governador Mauro Mendes avalia os resultados alcançados em 2024 como revolucionários, visto que a duplicação transformou a rodovia e vários setores ligados direta e indiretamente à BR-163 e à Rodovia dos Imigrantes (BR-070), colocando Mato Grosso em destaque no cenário nacional.
“Esse grande pacote de obras na BR-163 é reconhecidamente a maior obra rodoviária do país. É uma revolução para Mato Grosso, pois a rodovia beneficia quase que toda a população. É mais emprego, impulsiona os municípios e, o mais importante, salva muitas vidas. A antiga ‘rodovia da morte’ está ficando no passado”, comenta.
O principal impacto do avanço da duplicação e da entrega de 100 quilômetros de pista nova na BR-163 foi a queda de 80% no número de mortes entre Diamantino e Nova Mutum, trecho apontado como um dos mais críticos sob a responsabilidade da Nova Rota do Oeste. Em 2024 foram atendidas quatro ocorrências com óbito, contra 24 casos no ano anterior. Mas este não foi o único benefício alcançado com as obras, a geração de emprego também teve um impacto de destaque saltando de 835 pessoas atuando nas obras em 2022 para 2774 pessoas contratadas em 2024, um aumento de 232% na geração de emprego. O número é três vezes maior quando comparados os períodos.
O presidente do Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos, destaca ainda a importância da duplicação para o desenvolvimento dos municípios lindeiros à BR-163, que tiveram um incremento de 105% no valor de repasse de ISS 2024 em comparação a 2022, quando a duplicação estava paralisada. O valor é investido pelas Prefeituras nas áreas de interesse, como saúde e educação.
“Tudo o que é feito na rodovia reflete diretamente em todo o estado. Para se ter uma ideia, a duplicação e o pedágio resultaram em um repasse superior a R$ 62 milhões para as prefeituras em 2024, enquanto em 2022 foram R$ 30 milhões. Isso representa investimento nos municípios, além das obras que já estão contemplando as travessias urbanas, gerando emprego, movimentando o comércio”, finaliza.
Na avaliação do diretor presidente da Nova Rota, Luciano Uchoa, a satisfação dos motoristas que percorrem a BR-163 é o principal indicador de que os serviços realizados atendem a expectativa de quem viaja pelo estado e os dados da Ouvidoria da Nova Rota apontam para uma redução de 51,5% nas reclamações relacionadas ao pavimento. “Encerramos um ano com a certeza de que estamos no caminho certo e com muito empenho para entregar ainda mais em 2025. Todo o nosso trabalho é desenvolvido com foco na segurança viária, crescimento do estado e satisfação de quem paga o pedágio”.
COM INFORMAÇÃO ASSESSORIA DE IMPRENSA