A Estônia, um pequeno país do norte da Europa com apenas 1,3 milhão de habitantes, tornou-se referência global em transformação digital, destacando-se no Digital Economy and Society Index (DESI) como líder em serviços públicos digitais. Inspirada pela experiência estoniana, a Prefeitura do Recife implementou a iniciativa Jornada da Vida no programa Conecta Recife, através do seu Conecta Cidadania trazendo uma nova era de serviços públicos proativos e personalizados para a população.
Desde a independência da União Soviética em 1991, a Estônia investiu em tecnologia como pilar de desenvolvimento, criando um ecossistema digital que atraiu gigantes como Google e Microsoft. Inspirado pelo sucesso estoniano, Recife embarcou em uma missão de aprendizado e agora está adaptando essa experiência à sua realidade, focando no uso estratégico de dados para atender melhor seus cidadãos.
A Jornada da Vida conecta dados municipais, federais e de parceiros privados para identificar automaticamente os direitos e necessidades dos cidadãos ao longo de eventos ordinários e extraordinários de suas vidas. Essa integração permite que serviços sejam oferecidos de forma personalizada, rápida e sem burocracia, mas sempre respeitando a LGPD.
Por exemplo, quando um cidadão completa 60 anos, ele recebe automaticamente via WhatsApp sua credencial de estacionamento para idosos, acompanhada de uma mensagem de parabéns. Outro destaque é o acompanhamento da vacinação infantil, que usa bases de dados integrando por exemplo o PEC E-SUS e o B-Cadastro para notificar responsáveis e garantir a continuidade do calendário vacinal.
Impactos Sociais e Resultados Expressivos já são significativos. Vacinação: A taxa de imunização infantil passou de 66% em 2022 para 86% em 2024. Educação: O programa prevê zerar a evasão escolar na faixa etária de 4 anos até 2025, usando uma abordagem proativa que combina mensagens automáticas e visitas de agentes comunitários. Inclusão Social: Iniciativas como a Tarifa Social e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) são comunicadas diretamente aos beneficiários elegíveis, garantindo acesso simplificado aos direitos.
Para o futuro a PCR além da expansão prevê uma maior personalização com a meta para 2025 de refinar ainda mais o sistema, integrando novas bases de dados e adicionando novos perfis da população no Conecta Recife. A plataforma incluirá notificações para eventos extraordinários, como desemprego ou gravidez, garantindo que os cidadãos sejam informados sobre todos os seus direitos e deveres em cada situação.
Além disso, novas jornadas serão integradas, como a credencial para pessoas autistas e com deficiência, com base em cruzamentos de dados existentes. Isso reforça o compromisso da Prefeitura em fornecer serviços públicos assertivos, inclusivos e centralizados em um único ambiente digital.
Ao adotar a Jornada da Vida, Recife está pavimentando o caminho para uma cidade inteligente que coloca o cidadão no centro da gestão pública. Inspirada pela Estônia, a capital pernambucana se destaca como exemplo de inovação e inclusão, mostrando que a tecnologia é uma poderosa aliada na construção de um futuro mais justo e eficiente para todos.
Conecta Recife: o futuro dos serviços públicos está aqui.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities
Recifense, economista pela UFPE, Auditor do Tesouro Estadual. Atuou como Executivo de Gestão por Resultados nos Pactos pela Vida, Saúde e Educação do Governador Eduardo Campos. Foi Secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, CEO do Porto de Suape, Executivo da Administração Tributária do Estado de Pernambuco. Ainda foi Secretário de Educação do Recife na gestão do Prefeito Geraldo Júlio e atualmente é Diretor-presidente da EMPREL do atual Prefeito do Recife João Campos.