spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMobilidadeMOBILIDADE 360º: UM MUNDO EM PLENA TRANSFORMAÇÃO

MOBILIDADE 360º: UM MUNDO EM PLENA TRANSFORMAÇÃO

Estudos recentes mostram que 90% dos participantes devem implantar uma solução de mobilidade para seus negócios até 2025

A mobilidade definitivamente entrou nas discussões de estratégia corporativa nos últimos anos. Estudos recentes mostram que 90% dos participantes devem implantar uma solução de mobilidade para seus negócios até 2025. No mundo em constante transformação, é empolgante ver como o setor de mobilidade pode atuar de forma resiliente, criando respostas radicais e rápidas. Mas como explicar todo esse conjunto de mudanças?

A revolução da mobilidade corporativa é dupla: de um lado, os desafios em termos de gestão de frota empresarial se transformaram radicalmente, de outro, o uso evolui de maneira profunda e sustentável. A curto prazo, os gestores devem, de fato, dar conta de três problemáticas fundamentais: descarbonizar a frota para torná-la mais responsável com o meio ambiente, otimizar e racionalizar o uso dos veículos; e ganhar em eficácia, enquanto se economiza.



Essa reformulação da política de mobilidade das empresas não pode ser feita sem os colaboradores. Existe aqui, então, um verdadeiro desafio de sensibilização e acompanhamento da mudança no domínio do RH. Porque, cada vez mais, os colaboradores procuram formas de deslocamento alternativas, principalmente em grandes metrópoles como São Paulo, na qual o tempo de locomoção médio por semana até o trabalho chega a quase 8 horas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para as empresas, pensar a evolução da mobilidade de seus colaboradores investindo em alternativas de transporte é uma oportunidade no plano logístico, econômico e ecológico ao mesmo tempo que se revela ser um formidável propulsor do RH.

Afinal, o trajeto (casa e trabalho) já está e tende a permanecer no centro do diálogo social dentro das empresas. Por isso, investir na mobilidade permitirá criar uma oferta atrativa e coloca em prática um projeto coletivo virtuoso.

Além disso, os próprios meios de transportes evoluem, e, ao fazer o uso mais racional das alternativas de mobilidade, as empresas ganham em eficácia, economia e produtividade dos colaboradores. Um exemplo são os patinetes elétricos que, antes da pandemia, conquistaram, principalmente, os trabalhadores dos grandes centros urbanos, por proporcionar mais rapidez para se locomover e uma alternativa de escapar do trânsito.

Nesse contexto, as e-bikes também estão começando a ser utilizadas, elas surgem como uma solução sustentável que proporciona praticidade e também contribuem para melhor qualidade de vida. Além das alternativas em mobilidade, o meio digital fez emergir a ideia da mobilidade como um serviço (MaaS), que é centrada nas preferências do usuário. Hoje, eles podem escolher, para cada trajeto, o modo de transporte mais adaptado, planejá-lo e reservá-lo. Tudo de forma fluida e intuitiva, criando – a partir de respostas que atendam a necessidade dos usuários, das empresas e das demandas relacionadas ao meio ambiente – o conceito de Mobilidade 360º. Mais eficiência e mais sustentabilidade com ganhos para todos. Uma transformação bem-vinda e necessária.

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE MOBILIDADE

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos