Entre os temas abordados no evento está a abertura do mercado de trabalho para mulheres e acolhimento das interessadas em capacitação e especialização
A Academia Tech, hub especializado para capacitar e formar profissionais voltados para a Tecnologia da Informação, promove no dia 27 de abril, das 10h às 12h, o evento “Women in Tech — Representatividade Feminina na TI”. Sediado na Faculdade Anhanguera Osasco, o encontro tem o objetivo de colocar em discussão a cultura de inovação por meio da diversidade e incentivar as mulheres nas carreiras de TI. À frente dos painéis, grandes nomes do setor se reúnem para falar sobre a importância do tema, além de motivar a participação feminina na área.
Realizado nas modalidades presencial e online, o evento tem inscrição gratuita para ambas as modalidades. Estão confirmadas como painelistas: a vice-presidente da Capgemini, Janine Carvalho; a gerente de tecnologia da Somos Educação, Ana Clara Gonzaga; a head Customer Success da Engage, Pamella Botelho; a gerente de sistemas e TI da Hinode, Eliane Stanziani Higino e a arquiteta de negócios da Kroton, detentora da Faculdade Anhanguera, Karim Ligia Franco.
“Discutir a inclusão e a representatividade das mulheres na área de TI neste momento é de extrema importância, já que o mercado está pronto para acolher e oferecer oportunidades de capacitação e especialização. Esse é o momento de incentivarmos estudantes e profissionais que tenham interesse em ingressar ou mesmo migrar para esse setor”, defende Karim Franco.
O local do evento não foi escolhido à toa já que Osasco se tornou, ao longo dos últimos anos, um dos principais polos de tecnologia devido ao incentivo tributário municipal que atraiu e continua atraindo empresas gigantes do setor tecnológico. Das 26 startups unicórnio (bilionárias) brasileiras, pelo menos três delas já atuaram na cidade, que concentra ainda grandes e-commerces e outras empresas, geradoras de empregos e renda na região. De olho no desenvolvimento do setor tecnológico, a Academia Tech, iniciativa da Kroton, desempenha papel fundamental como promotora da educação, atuando na capacitação e formação de profissionais competentes e atualizados no setor de TI, bem-preparados para pleitear as posições mais disputadas no mercado de trabalho.
Mercado para mulheres
Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), espera-se que em 10 anos, a participação das mulheres nas carreiras de tecnologia supere a dos homens. Ainda que, atualmente, seja distante esse patamar, é fundamental que as empresas continuem incentivando medidas inclusivas para diminuir esse tempo e ter mais equilíbrio nas condições para ambos os gêneros.
A projeção desse cenário está baseada nas mudanças provocadas pela transformação digital ocorrida nas empresas devido ao isolamento durante o período mais crítico da pandemia de Covid no mundo todo. De acordo com pesquisa da Dell Techonologies, de 2020, 87,5% das empresas instaladas no Brasil trouxeram alguma mudança. Diante dessa expansão, é fundamental que, além da qualificação de profissionais se adequem para o cenário pós-pandemia, haja uma mudança do mercado de TI voltado ao perfil dos trabalhadores, com mais conscientização sobre a equidade e trazer mais mulheres para os mais diferentes ambientes.
“As organizações e os profissionais estão se transformando para lidar com todas as mudanças, e o setor de TI vai precisar cada vez mais de colaboradores que saiam de trás dos computadores para trabalhar no front. Assim, é esperado que o número de mulheres que façam parte dessas equipes aumente, já que serão, mais do que nunca, protagonistas na elaboração de soluções, produtos e serviços oferecidos pela companhia”, finaliza Franco.
Serviço
Evento: Women in tech — Representatividade Feminina na TI
Data: 27 de abril de 2022
Horário: 10h às 12h
Local do evento: Faculdade Anhanguera Osasco, na Av. dos Autonomistas, 1325 – Vila Campesina, Osasco — SP