Além da entrega, foram doados notebooks para instituições de ensino e pontos de atendimento ao turista espalhados na Ilha
O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações (MCom), Artur Coimbra, participou, na última quinta-feira (24), de cerimônia para inauguração de 13 pontos de internet com alta velocidade e conexão gratuita e a doação de 25 computadores em Fernando de Noronha (PE). O evento foi organizado pelo Ministério do Turismo (MTur) e contou com a presença do ministro Gilson Machado, que testou a qualidade do sinal de Wi-Fi realizando uma ligação para o ministro das Comunicações, Fábio Faria.
“O MCom e o MTur promovem ações muito importantes para os moradores e turistas que frequentam o local, entre elas, trazer 14 pontos de Wi-Fi, gratuitos e ilimitados, espalhados em locais estratégicos da ilha nos quais há concentração e movimentação de pessoas”, indicou o secretário. Somente no ano passado, Fernando de Noronha recebeu quase 115 mil visitantes, o maior fluxo já registrado no arquipélago, que tem 3 mil habitantes fixos.
INTERNET GRATUITA
As antenas do programa Wi-Fi Brasil, com alcance de raio de 200 metros, são fruto de uma parceria entre o MCom com a Telebras e têm objetivo de levar conectividade em alta velocidade a todas as localidades do país onde há pouca conexão ou nenhuma conexão.
Já foram entregues 15 mil pontos de acesso em mais de 3 mil municípios, dos quais quase 10 mil foram instalados em escolas públicas, garantindo inclusão digital para alunos e toda a população próxima dos estabelecimentos.
DOAÇÃO DE EQUIPAMENTOS
No âmbito do programa para implementação de Políticas de Inclusão Digital, Computadores para Inclusão, foram distribuídos 25 notebooks, sendo 10 para escolas, 10 para creches e cinco para pontos de atendimento ao turista. As máquinas são provenientes dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC), espaços físicos adaptados para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos, tratamento de resíduos eletroeletrônicos e para a realização de cursos e oficinas.
Nesta quarta-feira (23), o ministro das Comunicações, Fábio Faria, ressaltou, em conferência para o mercado financeiro, em São Paulo, que “somente por meio da capacitação das nossas crianças e adolescentes prepararemos uma geração para o futuro que se avizinha, de economia e mercado de trabalho digitais”.