A Prefeitura de Belo Horizonte modernizou e instalou 50 novos pontos de wi-fi no centro da capital. Outros 15 pontos também foram instalados próximos ao centro. A modernização e a instalação dos novos equipamentos fazem parte do Programa Centro de Todo Mundo, que tem como objetivo requalificar a região central de Belo Horizonte aumentando as oportunidades de moradia, trabalho e lazer.
A PBH investiu R$ 780 mil na instalação dos 65 novos pontos e modernização dos pontos existentes, o que inclui a colocação de aparelhos roteadores, chamados de AP (access point), ligação de fibra óptica, energia e instalação de postes.
Com a medida, a Prefeitura entrega à população uma internet em alta velocidade, de qualidade e gratuita para todos.
Os novos pontos vão se somar aos mais de 4.300 espalhados em todas as regionais da cidade. Portanto, é possível se deslocar dentro do município com a cobertura da internet gratuita de alta velocidade em vários pontos, inclusive nas 218 vilas e favelas cobertas com sinal wi-fi da PBH.
A conectividade facilita o acesso a informações, serviços públicos, bancários, de negócios, comunicação, dentre outras. “A ampliação e modernização de pontos nesses locais visa atender ao grande fluxo de pessoas que circulam diariamente pela região, em especial trabalhadores e estudantes, bem como para os turistas que visitam nossa cidade, já atendendo por exemplo, ao grande volume esperado para o Carnaval”, explica o diretor-presidente da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte – Prodabel, Jean Mattos Duarte.
Leia também: DESCUBRA O FUTURO DA MOBILIDADE: LEVANTAMENTO 100+ CONNECTED SMART CITIES EM PARCERIA COM O MOBILIDADE ESTADÃO
Locais
Os equipamentos foram distribuídos pela Avenida Afonso Pena, desde a Rodoviária até o Palácio das Artes. Há pontos também na Avenida Amazonas, entre a Praça da Estação e a Praça Raul Soares.
Os usuários também contam com wi-fi gratuito em pontos de lazer como Parque Municipal, o baixio do Viaduto Santa Tereza, a Rua Sapucaí, além de diversas praças da região central.
O cidadão que possuir um equipamento eletrônico, com recurso wi-fi, pode acessar a internet gratuitamente e navegar por tempo indeterminado. Para acessar, o cidadão deve localizar no aparelho a rede Wi-Fi BH (Gratuito) e preencher um cadastro simples e rápido.
Confira os novos pontos:
-
Avenida Afonso Pena
-
Avenida Amazonas
-
Rua Sapucaí
-
Baixio do Viaduto Santa Tereza
-
Praça da Igreja da Boa Viagem
-
Entorno da Igreja São José
-
Praça Sete
-
Praça Raul Soares
-
Praça da Estação
-
Praça da Rodoviária
-
Parque Municipal
-
Praça da Savassi
-
Praça da Liberdade
-
Praça do Papa
-
Mirante das Mangabeiras
Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte