spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesFOZ DO IGUAÇU RECEBE SELO OURO DE BOAS PRÁTICAS EM GESTÃO DE...

FOZ DO IGUAÇU RECEBE SELO OURO DE BOAS PRÁTICAS EM GESTÃO DE CIDADES INTELIGENTES

Prefeito Chico Brasileiro recebeu a selo da plataforma Connected Smart Cities e consultoria SPIn Soluções Públicas Inteligentes, nesta quarta-feira (01)

Além de ser destaque na transformação como Destino Turístico Inteligente (DIT), Foz do Iguaçu recebeu mais uma importante honraria com a conquista do selo ouro de ‘Boas Práticas em Cidades Inteligentes’, da plataforma Connected Smart Cities e consultoria SPIn Soluções Públicas Inteligentes, e pela 19ª posição no ranking da área Connected Smart Cities entre as cidades da região Sul, e 15º lugar no eixo Urbanismo, entre as mais de 650 cidades com mais de 50.000 habitantes, de todo o país.
A iniciativa do selo avalia a maturidade das cidades em diversos temas estruturantes da Cidade Inteligente, como governança, controles internos, planejamento de tecnologias da informação e comunicação, estratégia de smart city, fomento ao ecossistema de inovação e ao estabelecimento de parcerias, entre outros.

A certificação foi entregue ao prefeito Chico Brasileiro na manhã desta quarta-feira (01) pelo diretor de Projetos da SPIn, Vitor Amuri Antunes. O encontro também contou com a participação do secretário de Tecnologia da Informação, Evandro Ferreira, do diretor de Negócios do Parque Tecnológico Itaipu, Eduardo Miranda, e da presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Karina Zavilenski Custodio.

“Foz do Iguaçu tem sido protagonista nos temas de inovação e tecnologia aplicadas à gestão urbana. Criamos o primeiro sandbox (ambiente experimental) para cidade inteligente do Brasil, em 2020, antes mesmo de o tema ser regulado em lei federal. A Vila A foi um sucesso, e hoje diversas capitais, como Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ), seguem o modelo pioneiro de Foz com os seus ambientes experimentais de tecnologias para cidades inteligentes”, enfatizou o prefeito Chico Brasileiro.

O secretário de Tecnologia da Informação, Evandro Ferreira, destacou o legado que as práticas de smart city deixam para a cidade, fazendo referência às estações inteligentes de hidratação que foram testadas no sandbox e recentemente adquiridas pela Prefeitura. “A população demandou e, em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu, promovemos a aquisição e a instalação de duas novas estações inteligentes de hidratação, que foram experimentadas ao longo do ano passado e deste ano no programa Vila A Inteligente, e tiveram uma adesão impressionante pela população”, reforçou.

Selo

A certificação concedida pela SPIn e pela plataforma CSC é a segunda maior entre os quatro níveis, e fica atrás apenas do selo platina (que nenhuma cidade brasileira atingiu ainda). Com a conquista, Foz do Iguaçu se soma a Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Pato Branco (PR), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Campinas (SP), Pindamonhangaba (SP) e São Paulo (SP), também classificadas no nível ouro na última edição do selo.

O reconhecimento aos municípios é feito após a avaliação de critérios definidos pela Plataforma Connected Smart Cities que analisam ações e níveis de envolvimento dos municípios em seis diferentes dimensões: Planejamento da Cidade Inteligente, Governança da Cidade Inteligente, Tendência de evolução no Ranking Connected Smart Cities, Planejamento de Infraestruturas e Serviços de TIC, Maturidade para Parcerias e Ecossistema de Inovação.

O diretor de projetos da SPIn, Vitor Amuri Antunes, ressaltou a maturidade do ecossistema de inovação de Foz do Iguaçu, um dos eixos de análise do selo, e sua importância para o desenvolvimento da cidade inteligente.

“Desde 2017, com a aprovação do marco legal de inovação no Município e criação do ecossistema, Foz do Iguaçu tem avançado muito e se destacado nas pautas da smart city, e sem dúvidas há uma contribuição enorme das entidades que compõem esse ecossistema, como as Universidades, o Parque Tecnológico Itaipu, as govtechs, a própria prefeitura, entre outras entidades que retroalimentam ocírculo virtuoso da inovação aplicada à resolução dos problemas públicos urbanos”, afirmou Antunes.

Fonte: Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos