spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSTecnologiaMacaé investe em tecnologia para tornar trânsito mais seguro

Macaé investe em tecnologia para tornar trânsito mais seguro

Novos equipamentos registram fluxo de veículos e geram dados pra medidas futuras.

Um novo sistema de monitoramento do trânsito segue em instalação na cidade, o que vai garantir mais segurança para os condutores e a redução dos riscos de acidentes em trechos de maior fluxo de veículos, através de tecnologia de ponta.

O sistema é composto de equipamentos que monitoram o tráfego, calculam a velocidade, os horários de maior fluxo e outras informações, que ajudarão a mobilidade urbana da cidade tomar medidas no futuro. Essas medidas poderão ser a instalação de novos radares, a colocação de agentes de trânsito, semáforos, entre outros.

De acordo com a equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana, o aumento do número de colisões e de acidentes com óbitos nos últimos dois anos reforçam a estratégia de monitorar e fiscalizar o tráfego de veículos na cidade.

“Estamos reativando os pontos de monitoramento em locais já reconhecidos da cidade como de intenso tráfego e de alto risco de acidentes. O sistema tem como premissa elevar a segurança, reduzir riscos e proteger a vida de todos que compartilham a rotina do trânsito de Macaé. As imagens e dados coletados pelos equipamentos também poderão auxiliar nas operações de segurança na cidade”, destaca Jayme Muniz, secretário de Mobilidade Urbana

Os equipamentos instalados em pontos da Linha Vermelha, Avenida Hildebrando Alves Barbosa, Avenida Industrial e Estrada da Cancela Preta ainda não entraram em operação, e complementam outro sistema também aplicado pela Mobilidade Urbana na cidade: a renovação de 90% dos semáforos em operação na cidade.

Os novos semáforos serão equipados com o sistema “onda verde”, além de garantir a solução de falhas em tempo real, de forma remota e direcionada, com capacidade de modificar rotas e fluxos reduzindo assim o impacto na rotina do trânsito da cidade.

Esta nova tecnologia permitirá à equipe da Mobilidade alterar de forma remota os equipamentos com base nos dados de velocidade identificados nos 35 pontos de monitoramento, reduzindo assim pontos de retenção do tráfego.

“Esta nova operação definida por nossa secretaria segue modelo adotado nas principais capitais do país, que compartilham com Macaé uma dinâmica econômica que movimenta diariamente milhares de pessoas que residem ou cruzam o município”, apontou Jayme.

Fonte: Portal G1

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos