spot_img
HomeCONTEÚDOSSoluções5 aspectos que tornam uma cidade inteligente

5 aspectos que tornam uma cidade inteligente

Conheça as principais cidades inteligentes do Brasil e seus diferenciais.

A transformação digital está mudando a maneira como convivemos em sociedade. O conceito de cidade inteligente tem se disseminado pelo Brasil e pelo mundo como uma possibilidade de locais com maior qualidade de vida, planejamento e estratégia urbana.

Soluções de mobilidade, segurança pública e serviços básicos são o ponto inicial para a construção de cidades inteligentes. Ferramentas como a central de câmeras de monitoramento em grandes cidades são essenciais não só para a segurança pública como para o ordenamento e a mobilidade urbana, por exemplo. As cidades inteligentes utilizam a tecnologia para planejar e conectar a vida em sociedade.

O que são cidades inteligentes? 

Uma cidade inteligente consegue alinhar tecnologia com o progresso social e a sustentabilidade. Nesse sentido, as pessoas são o centro do desenvolvimento, tecnologia e gestão urbana. Todos os projetos são desenvolvidos pensando no progresso e no bem-estar dos cidadãos.

Confira abaixo quais são os principais aspectos que tornam uma cidade inteligente.

Mobilidade 

O desenvolvimento de estratégias de mobilidade urbana é uma forte característica de cidades inteligentes. Os sistemas de transporte devem ser integrados, facilitando a movimentação para qualquer canto da cidade. Além disso, o transporte precisa ter uma estrutura sustentável e uma integração que permita meios de locomoção mais seguros.

A cidade de Brasília, no Distrito Federal, por exemplo, possui um sistema de mobilidade urbana que é exemplo para o Brasil, com uma cobertura abrangente de linhas de Metrô, sistema de bilhete eletrônico e semáforos automatizados, além de uma grande extensão de ciclovia — cerca de 18 km para cada 100 mil habitantes.

Segurança 

A segurança pública é fator primordial para uma cidade inteligente. Os sistemas de monitoramento, a integração entre as autoridades de segurança e a comunicação entre governo e cidadãos são pontos fundamentais para uma cidade segura de forma inteligente.

Sustentabilidade 

A sustentabilidade é um dos temas mais importantes no mundo atual. Uma cidade inteligente busca adotar soluções que visam o progresso baseado em soluções e ações sustentáveis. Não há mais espaço para desenvolver cidades sem se preocupar com o meio ambiente.

Comunicação e bem-estar

O uso da tecnologia permite que governos desenvolvam canais e soluções de comunicação muito mais eficazes com os cidadãos. Esse diálogo é mais efetivo e transparente, incentivando a participação popular e proporcionando iniciativas voltadas ao bem-estar e à qualidade de vida da população.

Empreendedorismo 

O empreendedorismo é um dos pilares de cidades inteligentes, já que a união entre o setor público e o privado é crucial para o desenvolvimento de iniciativas inovadoras e sustentáveis.

Um dos exemplos brasileiros é o Vale do Pinhão em Curitiba (PR), hub de inovação criado pela prefeitura da cidade que engloba a participação de universidades, centros de pesquisa e startups no desenvolvimento de soluções inovadoras para a cidade.

Ranking destaca as cidades mais inteligentes do Brasil 

O ranking Connected Smart Cities 2022, produzido pela plataforma de inovação Necta, apontou as principais cidades inteligentes no Brasil. No topo do ranking, a cidade de Curitiba se destaca por iniciativas de gestão pautadas por tecnologia e sustentabilidade.

O estudo mapeia dados de todas as cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes. A classificação é obtida após a avaliação de 75 indicadores que analisam diversas questões centrais para uma cidade inteligente, como o meio ambiente, a governança, a mobilidade, a inovação e o empreendedorismo.

Dentre as 10 cidades mais inteligentes do Brasil, o ranking conta com sete capitais: Curitiba (PR), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Vitória (ES), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF). O ranking é completado por outras três cidades do Sudeste: São Caetano do Sul e Campinas, em São Paulo, e Niterói, no Rio de Janeiro.

A inovação e a sustentabilidade são as principais pautas das cidades inteligentes. No Brasil, a maioria das iniciativas são feitas em parcerias do setor público com o setor privado e visam atender às principais necessidades da população para otimizar a qualidade de vida nas cidades.

Fonte: Portal Techenet

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos