spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesCSC 2023: Evento online destaca ações em smart cities do município de...

CSC 2023: Evento online destaca ações em smart cities do município de Pato Branco

O encontro online é uma realização da Plataforma Connected Smart Cities e tem o objetivo de apresentar iniciativas bem sucedidas em smart cities e estimular o desenvolvimento de potenciais cidades inteligentes no Brasil.

Na manhã desta segunda-feira, 24/07, Willian Rigon, o sócio-diretor de Novos Negócios da Plataforma Connected Smart Cities (CSC), recebeu a presença de Katia Bertol, Diretora do Programa Cidade Inteligente e Sustentável, da Prefeitura Municipal de Pato Branco.

A gestora compartilhou o panorama atual de ações e projetos em inovação e tecnologia que a gestão pública vêm realizando para a transformação da cidade paranaense em uma cidade mais inteligente, conectada e sustentável.

Pato Branco foi contemplada com o Selo Aspiracional na 1ª edição do Selo Connected Smart Cities, de 2022, que reconhece boas práticas em cidades inteligentes, e premiada com a 6ª posição na 8ª edição do Ranking Connected Smart Cities devido à promoção de ações sustentáveis relevantes dentro do eixo temático Meio Ambiente.

Também é considerada uma cidade de médio porte, com cerca de 92 mil habitantes, e é referência em investimentos de soluções em inovação e tecnologia em prol da evolução acelerada de dimensões socioeconômicas para o seu crescimento como cidade inteligente e fomento da qualidade de vida da população.

Conheça algumas ações relevantes em smart cities

Durante o bate papo, Katia Bertol destacou o incremento de investimentos no Parque Tecnológico de Pato Branco, a partir do estabelecimento de uma firme parceria entre a Prefeitura e a Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital, para o fortalecimento da atuação do centro de estudos, pesquisas e programas de extensão e incubadoras de empresas tecnológicas na cidade.

“O Parque existe desde 2016 e sempre tentamos esse engajamento com a gestão pública. O nosso trabalho vai se concentrar em 4 pilares de atuação, entre eles, o de planejamento estratégico, melhorias de infraestrutura legal, entre outros”, ressalta a Diretora do Programa Cidade Inteligente e Sustentável.

Katia ainda destaca que, atualmente, já foram criadas 16 empresas empreendedoras dentro do ecossistema de inovação e tecnologia com propostas de soluções para setores estratégicos, como Saúde e Segurança.

No anseio tecnológico, ainda destacam-se  projetos de georreferenciamento para cidades inteligentes. O escopo das ações em geotecnologia incluem investimentos em semáforos e fibras ópticas que exploram um banco de dados digitais de forma inteligente e inovadora, colaborando para uma gestão mais eficiente das cidades e a segurança dos cidadãos. Neste campo, destacam-se também a busca da expansão de redes 5G em tecnologia, consolidação do Decreto Sandbox e da Lei das Antenas.

Além de programas em prol do avanço e da transformação digital do município, há um trabalho de gestão de resíduos sólidos, que inclui ainda aqueles tipificados como eletrônicos e que geram sérios impactos ao meio ambiente na cidade. 

“Trabalhamos na transversalidade. Sempre olhando indicadores que estão atrelados às ODS. E, as cidades inteligentes sustentáveis precisam ser boas para todas as pessoas, não só para uma parte delas”, revela Katia. Sob este aspecto, a Diretora conta que já estão sendo mapeados novos indicadores socioeconômicos para proporcionar mais qualidade de vida aos cidadãos.

Também já existem projetos de incentivo ao letramento e à alfabetização digital nas escolas, com a meta de beneficiar cerca de 2 mil crianças do Ensino Fundamental. No âmbito de fomento à divulgação científica, o Plano Diretor do município abrange a construção de um Polo de Astronomia.

No encerramento do programa, Willian Rigon destacou que o contexto atual de ações e políticas sucessivas em educação potencializa o desenvolvimento do município de uma forma mais construtiva e inclusiva. 

Assista a transmissão desta edição do Programa Online Cidades, Café e Prosa na íntegra aqui.

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos