spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSTecnologiaGOVERNO DE SP APOIA CIDADES DA REGIÃO DE BAURU PARA ACELERAR CHEGADA...

GOVERNO DE SP APOIA CIDADES DA REGIÃO DE BAURU PARA ACELERAR CHEGADA DO 5G

Apenas seis municípios possuem legislação atualizada, que permite a instalação de antenas para a nova tecnologia

Já em funcionamento em Bauru, a tecnologia 5G está prestes a chegar a mais 33 municípios da região, trazendo consigo a possibilidade de navegação até 100 vezes mais rápida. No entanto, diversas modificações nas leis relacionadas à instalação de antenas terão que ser realizadas nessas cidades. O anúncio foi feito nesta terça-feira (23) pela InvestSP ( agência de promoção de investimentos do Estado de São Paulo), durante um seminário que reuniu gestores locais de diversos municípios, com o objetivo de discutir estratégias para acelerar a chegada dessa nova tecnologia.

Das 39 cidades da região, apenas seis já realizaram a atualização de suas leis, sendo elas: Bauru, Jaú, Macatuba, Paulistânia, Pederneiras e Piratininga. Diante desse panorama, as demais cidades precisarão tomar medidas urgentes para adaptar suas legislações, permitindo assim a implementação eficiente da rede de telecomunicações de quinta geração. O 5G tem despertado grande interesse devido ao aumento da velocidade de navegação e às possibilidades de inovação por meio desta tecnologia.

O seminário integra o programa TecnoCidades, do Governo de São Paulo. Fruto de parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e a InvestSP, ele tem como foco incentivar e apoiar o desenvolvimento e a implantação de inovações tecnológicas capazes de melhorar os serviços prestados à população, otimizar a gestão pública e garantir uma economia cada vez mais competitiva. A primeira frente de trabalho é voltada a apoiar os municípios na modernização das leis e garantir que o 5G seja ativado o quanto antes, uma vez que a tecnologia é passo fundamental para a implementação de grande parte de projetos de inovação.

“Temos uma determinação do governador Tarcísio de Freitas e do secretário de Desenvolvimento, Jorge Lima, para trazer mais desenvolvimento para a região, que é considerada estratégica para o Estado. Bauru é uma cidade desenvolvida, mas cercada por alguns municípios ainda carentes, e nossa proposta é trazer conhecimento para os gestores municipais, para que eles possam investir cada vez mais em inovação”, diz a vice-presidente Executiva da InvestSP, Estella Dantas.

A atualização das legislações é necessária para que as operadoras de telecomunicações invistam na infraestrutura do 5G, que exige um número de antenas até 10 vezes maior que o atual, instaladas nos mais variados espaços, como semáforos e fachadas de imóveis. A ativação do 5G depende também da Anatel, que faz a liberação da frequência necessária para a transmissão sem interferências do sinal.

Levantamento da InvestSP, feito com base em dados da Anatel, aponta que, das 645 cidades paulistas, 269 já contam com a liberação da frequência para conexão do 5G, porém somente 83 possuem leis atualizadas, o que dificulta a instalação das antenas e a ativação do serviço. O 5G está disponível para os usuários de internet em 69 municípios do estado.

Durante o seminário do TecnoCidades, os participantes ainda puderam visitar estandes de várias entidades e empresas que atuam em áreas como telecomunicação e inovação. Casos da Desenvolve SP, que oferece linhas de crédito para novos investimentos, e da Prodesp, além de Huawei, Ligga, Juganu, Tellescom, Urbe, Group Link, Senai e Prefeitura de Tarumã, cidade considerada referência na adoção de soluções tecnológicas na gestão pública.

Cidades inteligentes

Com os municípios conectados, o TecnoCidades, em um segundo momento, mapeará as principais demandas das cidades e buscará soluções inteligentes e inovadoras mais adequadas, como: uso de prontuários eletrônicos nas unidades de saúde, telemedicina, sistemas de vigilância interconectados para reforçar a segurança pública, soluções de controle do fluxo de pedestres e veículos, uso de plataformas digitais e recursos de realidade virtual nas escolas, ampliação da oferta de energia renovável e melhorias na própria gestão pública, com a integração de sistemas e um maior controle dos processos.

O TecnoCidades também acompanhará a implantação dessas soluções, com suporte técnico, e buscará estabelecer parcerias com entidades nacionais e internacionais, a fim de ampliar o programa e promover a cooperação e a troca de experiências entre os municípios.

Fonte: Governo de São Paulo

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos