spot_img
HomeCONTEÚDOSEventosPROGRAMA CIDADES, CAFÉ E PROSA APRESENTA AVANÇOS DE JUNDIAÍ EM PROJETOS DE...

PROGRAMA CIDADES, CAFÉ E PROSA APRESENTA AVANÇOS DE JUNDIAÍ EM PROJETOS DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DA GESTÃO PÚBLICA

Plataformas com banco de dados, sistemas de alertas de serviços de atendimento ao público e diagnósticos locais, como o aplicativo Observatório Jundiaí, são referências de soluções para o desenvolvimento de cidades inteligentes, humanas e sustentáveis.

Na manhã desta terça-feira, 02/05, a Plataforma Connected Smart Cities (CSC) realizou o segundo Programa Cidades, Café e Prosa com a participação de representantes do poder público da cidade de Jundiaí (SP). A transmissão integra uma programação especial de eventos online CSC 2023 voltada à apresentação de cenários e propostas de soluções de governos para o desenvolvimento de cidades inteligentes no Brasil. 

Neste encontro, Willian Rigon, sócio-diretor de Novos Negócios da Plataforma Connected Smart Cities, recebeu a presença de Jones Henrique Martins, gestor adjunto de Governo, e  José Antonio Parimoschi, gestor de Governo e Finanças da Prefeitura de Jundiaí. No início do bate papo, Willian destacou dados recentes que comprovam o crescimento da cidade em termos de inovação, conectividade e inclusão. 

Atualmente, a cidade de Jundiaí possui o Selo Bronze CSC de boas práticas em cidades inteligentes, ocupa a 18ª posição no Ranking CSC 2022 e a 6ª colocação, no mesmo estudo, na lista de cidades com população entre 100 e 500 mil habitantes que são referência no desenvolvimento de práticas em smart cities e de mobilidade urbana.

Em sua apresentação, Parimoschi destacou dados estatísticos estratégicos que justificam o crescimento da cidade. Dentre eles, a conquista da 2ª melhor colocação em Gestão Pública (Macroplan: 2022); do 5º maior PIB do estado de São Paulo (desconsiderando na avaliação, a cidade de São Paulo – IBGE: 2020), da cidade mais segura do estado (Atlas da violência – IPEA: 2019).

Ele ainda enfatizou que todas as cidades que buscam se tornarem mais inteligentes devem sempre direcionar suas ações para o atendimento das necessidades do cidadão, através da implementação de um método de planejamento intersetorial inteligente, antes da realização de investimentos, com foco na promoção de um sistema de “governança orientada para resultados”.

O gestor ainda destacou que já existem mais de 300 indicadores ativos dentro do sistema do Observatório Jundiaí que facilitam o acesso dos serviços pelos cidadãos em todas as áreas do governo. “Evoluímos também na questão da transparência e temos um plano diretor de tecnologia de inovação, com investimentos em infraestrutura, que já resultou na instalação de 101 pontos de conexão wi-fi e 500 quilômetros de fibra ótica”, complementou.

Observatório Jundiaí como ferramenta de fomento a uma cidade mais conectada

Como foi a criação do Observatório? Como a cidade pode melhorar os trabalhos de diagnósticos e formulação de indicadores? Ao responder às perguntas de Willian Rigon, Jones Henrique Martins, gestor adjunto de Governo, contou que a ferramenta de transformação digital começou a ser esboçada em 2017, mas, só a partir de 2018, houve o lançamento de fato da ferramenta a partir da elaboração de um plano plurianual. 

“Além de transparência, o portal pode nos ajudar a prestar contas para o cidadão. Cada ação tem um indicador específico e a criação dos indicadores ocorre de acordo com as demandas apresentadas. Dos 395 indicadores já publicados, 70 integram os estudos do CSC. E, a nossa ideia é chegar a 500 indicadores com qualidade”, abordou ele.

Plataformas inteligentes com sistemas de alertas emergenciais se destacam como soluções em inovação e TICs focadas no cidadão

A cidade de Jundiaí é referência na criação de um sistema de alertas dentro de uma plataforma multissetorial, que ajuda na transmissão de informações e tomada de decisões focadas no bem-estar e na qualidade de vida do cidadão. O sistema, como exemplo de iniciativa bem-sucedida a ser seguida por outras cidades, se baseia no cruzamento de dados públicos cadastrados referentes às áreas da Saúde, Educação e Assistência Social

O sistema permite a antecipação de problemas, controlando a frequência de consultas de pré-natal, por exemplo, trabalhando na prevenção de problemas, ao invés de ter que trabalhar na resolução de problemas que poderiam ser evitados. “A prevenção é o melhor remédio”, relembrou Parimoschi.

Até o momento, o APP Jundiaí conta com mais de 100 serviços e funcionalidades de atendimento à população e já atingiu cerca de 7 milhões de acessos. Na área da Saúde, destacam-se ainda os projetos dirigidos ao acompanhamento e tratamento da saúde dos munícipes, principalmente de idosos, crianças e grávidas: Teleinterconsultas e a FabLab Jundiaí. “Antes de planejar os alertas, a Prefeitura deve investir em sistemas de base de dados, data center etc”, apontou Jones.

Jundiaí, uma cidade empreendedora

No final do programa, Willian Rigon destacou que Jundiaí também vem crescendo como um polo de empreendedorismo, a partir do incremento do mercado de startups. “Temos um ecossistema de inovação com startups voltadas à inovação e P&D, estabelecemos parcerias – Faculdade de Medicina de Jundiaí, por exemplo, e criamos duas ferramentas “Campus Jundiaí” e “Jundiaí Empreendedora” para entrega de serviços essenciais, disponibilizando ainda espaços para coworking e micronegócios”, revelou.

Estas experiências demonstram que a cidade vem utilizando espaços públicos com internet banda larga para evoluir na questão da oferta da prestação de serviços de interesse do cidadão. “Temos startups voltadas à saúde, ao saneamento básico, à energia, hubs de educação e inovação”, pontuou o gestor adjunto, Jones Henrique Martins.

Assista o programa na íntegra neste link. A próxima edição do Programa Cidades, Café e Prosa será realizada no dia 15 de maio e apresentará o cenário de desenvolvimento de iniciativas em smart cities na cidade de Goiânia (GO). Acompanhe a agenda de encontros online do Cidades, Café e Prosa aqui.

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos