As empresas de transporte por aplicativo devem ser um dos principais líderes para a adoção de carros elétricos no Brasil.
Embora o valor dos carros eletrificados ainda seja acessível para um restrito número de possíveis compradores, no Brasil, a frota desses veículos não para de crescer. Além disso, as empresas de transporte por aplicativo devem ser um dos principais líderes para a adoção de carros elétricos no Brasil. Esta é a conclusão de um estudo da McKinsey sobre a eletrificação da frota brasileira.
Em um ano, o número de veículos eletrificados cresceu mais de 40%. O total de vendas de janeiro a novembro de 2022 chegou a 43.658 unidades. Foi um crescimento de 43,40% em comparação com o mesmo período de 2021.
Segundo análise da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o mercado de veículos eletrificados deverá fechar o ano muito próximo do recorde de 50 mil emplacamentos, configurando um novo recorde: cerca de 40% acima de 2021.
Acompanhe os números
No Brasil, a estimativa é de termos até 2040, 11 milhões de automóveis eletrificados circulando, o que corresponde a 20% de toda a frota.
Segundo o levantamento, os veículos elétricos vão ao encontro do modelo de negócio do transporte por aplicativo. Tanto pela alta rodagem e previsibilidade das áreas de deslocamento, quanto pela utilização do veículo majoritariamente nos centros urbanos. Dessa forma, permitindo a otimização do uso em relação aos pontos de recarga.
Os dados mostram que até 2040, 85% da frota de veículos por aplicativo deve ser elétrica. O que equivale a quatro vezes mais ao estimado para os carros de uso particular, com 21%.
O levantamento também apurou que até 2040, as receitas com veículos elétricos devem atingir a marca de US$ 65 bilhões, em torno de R$ 340 bilhões, na cotação atual.
Pontos de recarga
Os pesquisadores identificaram, ainda, que um dos fatores para que os veículos eletrificados passem a ter mais espaço para crescimento é o aumento dos pontos de recarga.
Neste sentido, está entre as metas da Aliança pela Mobilidade Sustentável promover a expansão das estações de carregamento. A meta é contribuir com a criação de 10 mil pontos públicos de carregamento em todo o Brasil até 2025.
Redução de custos
Ainda de acordo com a pesquisa, o Custo Total de Propriedade (TCO) do veículo elétrico para para quem faz uso intenso do carro, como os motoristas de aplicativo, deve ser similar ao do automóvel à combustão muito antes daqueles que utilizam o carro para fins pessoais.
Considerando os veículos de entrada, por exemplo, com valores até de R$ 200 mil, essa equivalência deve acontecer já em 2023 para quem roda, por dia, mais de 150 quilômetros. Enquanto que, para quem circula cerca de 30 quilômetros por dia, a equiparidade deve ser atingida somente em 2030.
Mercado em expansão
O número de veículos eletrificados cresceu mais de 40% no período de um ano. De janeiro a novembro último, o total de vendas chegou a 43.658 unidades. Isso equivale a 43,40% de alta em comparação com o mesmo período de 2021.
De acordo com avaliação da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o mercado de veículos eletrificados deverá fechar o ano perto do recorde de 50 mil emplacamentos, configurando um novo recorde: cerca de 40% acima de 2021.
Fonte: Portal do transito e mobilidade