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PROJETOS DE PARKING PRECISAM CONSIDERAR NOVAS FORMAS DE USO PELA SOCIEDADE

Thiago Piovesan
Thiago Piovesan
Thiago Piovesan é CEO da Indigo Brasil, líder mundial em gestão de estacionamentos e mobilidade individual. Presente em mais de 350 cidades de 10 países, a empresa trabalha para criar espaços que propiciem jornadas tranquilas, conectando serviços e modais de mobilidade aos usuários e ajudando no desenvolvimento de cidades inteligentes e agradáveis para as pessoas.

Com o aumento da demanda por espaços de conexão, economia limpa e tecnologia, eles deixam de ser vistos apenas como áreas destinadas a guardar veículos e passam a ser considerados fundamentais para a concretização das cidades inteligentes

Estacionamentos são pontos estratégicos em grandes cidades. Diferentemente do que se pensava, possuem múltiplas potencialidades e cada vez mais a sociedade exige que projetos de parking estejam adaptados às novas formas de uso nos grandes centros urbanos. Com o aumento da demanda por espaços de conexão, economia limpa e tecnologia, eles deixam de ser vistos apenas como áreas destinadas a guardar veículos e passam a ser considerados fundamentais para a concretização das cidades inteligentes, mais sustentáveis e conectadas, que começam a se desenhar pelo mundo.

Analisar exemplos de sucesso é uma forma de explorar uma gama de novos serviços e possibilidades para estes espaços. Recentemente, a parceria entre a Indigo e a marca francesa mon-marché.fr, especializada na comercialização de alimentos frescos, ganhou o primeiro lugar na categoria “Inovação em Estacionamentos” da EPA Awards, premiação da Associação Europeia de Estacionamento, realizada em Bruxelas, na Bélgica. O prêmio trouxe destaque a uma frente de inovação de serviços do Grupo Indigo que coloca estacionamentos como estratégicos para a melhoria da qualidade de vida das pessoas por meio da mobilidade urbana e da redução da poluição derivada da circulação de veículos. O projeto desenvolvido pelas empresas criou hubs de logística last mile em operações da Indigo localizadas em bairros centrais da cidade de Paris, na França.

O mon-marché.fr entrega alimentos frescos, vindos diretamente de Orléans, na França, para os clientes em Paris, que fazem seus pedidos pelo aplicativo da empresa. Fatores como a localização e a quantidade do tempo de viagem gasto para o envio das mercadorias eram, desde o início, premissas essenciais para uma logística adequada. Além da necessidade de rapidez para a entrega de produtos frescos, quanto mais próximos os alimentos estivessem de seus clientes, menor seria o deslocamento necessário. Muito além da conveniência e praticidade, a proposta traria um ganho importantíssimo na redução da emissão de gases poluentes para o meio ambiente.

A solução encontrada foi a criação de centros de distribuição em estacionamentos subterrâneos, com a instalação de câmaras frigoríficas e a presença de equipes treinadas para separar e entregar os pedidos com bicicletas elétricas carregadas no estacionamento. Uma área de coleta possibilitou, ainda, receber aqueles clientes que optassem por buscar seus produtos a pé, de bicicleta ou de carro. Para garantir o desperdício zero, todos os alimentos não comercializados são destinados a organizações sem fins lucrativos.

Definitivamente, estacionamentos precisam ser entendidos como locais promissores para agregar novas funções, que os transformem em espaços de encontro nas cidades. O projeto premiado tem ganhos representativos na redução da poluição e do congestionamento urbano. A localização central e a presença de pontos de recarga nos estacionamentos possibilitaram que as entregas fossem feitas por bicicletas elétricas, evitando a circulação de caminhões pela cidade. O impacto desta mudança trouxe menos contaminação ao ar, reduziu a poluição sonora, colaborou para desafogar o trânsito e melhorar a circulação em um grande centro urbano.

O exemplo da parceria da Indigo com a mon-marché.fr também potencializa novos parâmetros para a sustentabilidade ambiental, uma vez que traz soluções em sintonia com projetos de desenvolvimento urbano e ambientalmente corretos. Por também agregar um programa de logística de last mile, utiliza uma estrutura pronta e, por conta disso, evita a poluição ambiental ao impedir a construção de novos centros ou galpões logísticos e gastos de matéria-prima. Mais uma vez, o meio ambiente se mantém valorizado. Revela uma, dentre tantas possibilidades, que podem também ser exploradas pelos estacionamentos brasileiros, acolhendo empresas, estimulando a economia e a circulação do público, possibilitando a conexão entre automóveis e meios de transporte mais sustentáveis.

Esperamos que esse projeto estimule um pensamento mais propositivo e descentralizado. O país apresenta uma demanda crescente por serviços e produtos sustentáveis e os estacionamentos são importantes propulsores para a concretização desta tendência.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities

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