spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesCIDADE INTELIGENTE E EMPREENDEDORA

CIDADE INTELIGENTE E EMPREENDEDORA

Cris Alessi
Cris Alessi
Consultora de Inovação e Transformação Digital; Palestrante. Conselheira. Investidora Anjo; Diretora de programas da Funpar - UFPR. Mãe do Victor e da Marina. Maratonista. Ex-Presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e do Conselho Municipal de Inovação. Co-fundou e presidiu o Fórum InovaCidades ligado à Frente Nacional de Prefeitos. Atua no Conselho de Mulheres na Tecnologia.

Curitiba voltou a ser a mais inteligente do Brasil

Na primeira semana de outubro, tivemos a grande celebração das cidades inteligentes no Connected Smart Cities & Mobility, evento em São Paulo que divulgou o ranking 2022. Claro que não posso deixar de manifestar meu orgulho por minha cidade, Curitiba, que voltou a ser a mais inteligente do Brasil, retomando o primeiro lugar que havia conquistado em 2018. Recebeu ainda o prêmio de cidade mais empreendedora e ficou na segunda colocação no eixo tecnologia e inovação. 

Essa dobradinha, empreendedorismo, tecnologia e inovação faz muito sentido quando olhamos os indicadores. Em Curitiba, nós investimos em educação empreendedora e digital como forma de melhorar a vida das pessoas. 

A capacidade do empreendedor em resolver problemas, ser criativo, resiliente e focar suas ações nos seus clientes está totalmente alinhada ao perfil tão desejado pelo mercado de trabalho para as profissões do futuro. O Fórum Econômico Mundial elenca essas entre as 10 habilidades do profissional do futuro. 

Também sabemos o quanto o avanço tecnológico está moldando a sociedade e mudando compartimentos. Criando novas oportunidades e mercados, mas também aumentando o abismo social entre os digitalizados e os analfabetos digitais.

Na mesma semana do Connected Smart Cities, abrimos em Curitiba mais uma turma do 1º EmpregoTech, que oferta gratuitamente curso de programação básica de computadores. Esta será a terceira turma do programa lançado pela Prefeitura em 2020 para suprir a necessidade de profissionais capacitados para o setor da Tecnologia da Informação e Comunicação em Curitiba. São 450 jovens no curso, que termina em 4 de dezembro, totalizando uma carga horária de 78 horas.

Celebramos nossas conquistas no evento ao lado de muitas cidades discutindo, compartilhando e celebrando projetos de sucesso.

Sabemos que a inteligência de uma cidade está na sua capacidade de entregar serviços mais eficientes, mais rápido e mais barato para seus cidadãos. 

Dessa forma, não é só Curitiba que sai vitoriosa. Muitas cidades brasileiras devem comemorar seus avanços. São Paulo, sempre entre as três primeiras no ranking geral, ainda domina em Economia e impacta com seus projetos de Mobilidade. Belo Horizonte é destaque no serviço de Saúde. Fortaleza é exemplo em tecnologia e inovação, eixo que lidera no País. E cidades menores mostram que a evolução não fica apenas nas capitais. São Caetano do Sul é primeiro lugar em Educação e em Segurança. Balneário Camboriú lidera em Governança e em Meio Ambiente. Santos mostra que trabalha firme nos serviços de Urbanismo. Vale ainda destacar Campinas, Niterói, Barueri, Jaguariúna, Jundiaí e Maringá entre as 20 mais inteligentes do Brasil no ranking geral.

Posições e rankings à parte, a cada ano vemos mais e mais gestores públicos atentos à inovação e às ações para deixar suas cidades inteligentes e boas para a população. Afinal, como sempre diz o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, “a inovação só faz sentido quando se torna um processo social”.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade da autora, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos