spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMobilidadeVALEO LANÇA MAIS UM SISTEMA PARA BIKES ELÉTRICAS

VALEO LANÇA MAIS UM SISTEMA PARA BIKES ELÉTRICAS

Fabricante francesa de autopeças lança na Europa sistema com motor, pedivela e câmbio automático integrados, além de trava e sistema de controle “inteligente” para e-bike

A fabricante francesa Valeo desenvolveu e está lançando um sistema “tudo-em-um” para bicicletas com assistência elétrica. O “pacote” integra pedivela, um motor elétrico de 48 Volts e câmbio automático de sete marchas, além de um sistema “inteligente” de controle.

O sistema “Smart eBike” monitora o comportamento do ciclista e ajusta a assistência elétrica ao ritmo da pedalada. Graças a essa tecnologia, que é acionada por algoritmos preditivos, a bicicleta elétrica adapta-se ao ciclista, e não o contrário: “os algoritmos do sistema aprendem com o ciclista e antecipam o estilo de pedalada para oferecer a marcha ideal necessária em qualquer situação”, explica o texto de apresentação da Valeo.



Câmbio automático
O novo sistema promete trocas de marcha em menos de 100 milissegundos, “de forma totalmente suaves, independentemente das condições”, segundo a fabricante. O pacote oferece 130 Nm (13 kg.m) de torque e permite que os ciclistas enfrentem rampas com mais de 14% de inclinação e transitem com facilidade em terrenos acidentados e difíceis. Até mesmo o transporte de cargas pesadas, com até 315 kg, se torna mais fácil, conforme a informação da fabricante.

Segundo a Valeo, o sistema pode ser adaptado a uma variedade de tipos de bicicletas elétricas, permitindo a inclusão de recursos como frenagem regenerativa, que amplia o alcance da bateria; a função “boost”, para ultrapassagens e subidas; e ainda um sistema antifurto integrado no conjunto do pedal. As bicicletas de carga também apresentam uma função de assistência de “pedestre”, para facilitar a condução da bicicleta caminhando.

A novidade é a segunda incursão da fabricante tradicional de peças para automóveis na área de bicicletas. Em 2020 a Valeo lançou o primeiro sistema para bikes elétricas alimentado com a tensão de 48 volts.

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE MOBILIDADE

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos