DESENVOLVEDORA DE SOFTWARES ACADÊMICOS CRESCE COM A RETOMADA DA EDUCAÇÃO

Grupo SWA, um dos cinco maiores do Brasil em sua área, amplia em 25% sua equipe, diversifica atuação com sistema de gerenciamento de processos para crédito e consolida expansão

Passada a fase mais crítica da pandemia de covid-19, entre as atividades que voltam a registrar demanda está a de educação. Os efeitos dessa retomada estão sendo percebidos por uma empresa de tecnologia desenvolvedora de softwares acadêmicos, a SWA, com sede em Medianeira, oeste do Paraná, e que atende instituições em todo o Brasil. Com o crescimento na venda de suas soluções, o grupo se prepara para ampliar em 25% sua equipe de colaboradores e diversifica seu ramo de atuação.

A SWA criou turmas de “onboarding”, isto é, qualificação de profissionais para a atuação dentro da empresa, com vistas a aumentar seus quadros. “Temos como meta fechar pelo menos em 100 colaboradores até o final de 2022”, afirma o fundador, sócio e CEO do Grupo SWA, Leandro Scalabrin. Atualmente, o Grupo SWA conta com 80 funcionários. A formação “onboarding” integra o projeto Educa.SWA, de promoção socioeducativa na região onde a empresa está instalada. “Desenvolvemos não só sistemas, mas, também, pessoas”, salienta Scalabrin.



Segundo o executivo, “após dois anos de pandemia, o setor educacional tomou fôlego” e passa por uma nova fase de crescimento. “Algumas pessoas correm para recuperar o tempo que foi perdido. Outras, estão adaptando melhor as novas metodologias tecnológicas ao seu dia a dia, conseguindo conciliar a rotina com os estudos”, avalia o CEO do Grupo SWA.

Com isso, só nos três primeiros meses deste ano, as vendas das soluções do grupo para instituições de ensino cresceram 157%, quando comparadas a igual período de 2021. Uma das mais reconhecidas soluções da SWA no mercado, o Jacad – sistema de ERP [Enterprise Resource Planning, ou “Planejamento dos Recursos da Empresa”] acadêmico –, atende mais de 500 mil alunos em todo o Brasil, “tendo uma média de 5% de crescimento por trimestre”, conforme sublinha Scalabrin.

Quando a análise do setor engloba um período para além da pandemia, os dados também mostram crescimento da demanda por soluções tecnológicas em educação. “De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)”, cita o CEO da SWA, “o número de novas inscrições em cursos de graduação em ensino a distância (EaD) aumentou 378% em dez anos”. Assim, acrescenta, “o ambiente de aprendizagem e as plataformas digitais precisam acompanhar esse crescimento”.

Mas a empresa de TI (Tecnologia da Informação) paranaense tem se destacado também pelo fornecimento de soluções em outras atividades, como o mercado financeiro. O “Neocred”, software para gerenciamento de processos, é voltado à captação de crédito comercial e rural e renovações de apólices de seguros, atendendo sobretudo cooperativas e seus cooperados – o cooperativismo é uma marca na economia do interior do Paraná. “Só no primeiro semestre de 2022, pelo Neocred temos mais de R$120 milhões em propostas aprovadas”, informa Leandro Scalabrin.

A origem do Grupo SWA remonta a 2006, como empreendimento inserido em incubadora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no campus de Medianeira. Três anos depois, recebia da mesma UTFPR o reconhecimento de “indústria de tecnologia e inovação”. A partir de então, expansão e conquistas foram fazendo parte da trajetória da empresa.

Nesse processo, um salto decisivo se deu recentemente, quando, ano passado, a SWA adquiriu a Matheus Soluções, empresa de soluções em TI para a educação com forte atuação no segmento de escolas de idiomas. Com essa incorporação, o Grupo SWA se colocou entre os cinco maiores do Brasil em sua área de atuação.

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE EDUCAÇÃO

Connected Smart Cities
Connected Smart Cities
Connected Smart Cities é uma plataforma multidimensional que acelera o processo de desenvolvimento das cidades inteligentes.
spot_img
Publicidade
spot_img

Últimas Matérias